Search
Close this search box.

Inteligência emocional, conscientização, autocuidado e vida saudável foram assuntos discutidos no Pink Day Amipa 2023

Momentos de reflexão foram proporcionados às participantes do evento durante palestra sobre o tema inteligência emocional. Foto: Studio Caixote/acervo Amipa.

Outubro está sedimentado como o período da campanha de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) mais uma vez trouxe o Outubro Rosa para dentro de casa. Para debater o tema, realizou pelo segundo ano consecutivo o “Pink Day Amipa”, reunindo suas colaboradoras das unidades matriz (Patos de Minas – MG) e filiais (Uberlândia – MG) para um dia de palestras, conversas, discussões e confraternização, buscando com isso demostrar que realizar exames regulares como a mamografia e ultrassom das mamas, e adotar hábitos saudáveis, podem contribuir com a redução dos fatores de risco de desenvolver a doença, além de promover melhor qualidade de vida.

Para este ano, a Amipa convidou Tuany Carvalho, mentora de mulheres, para falar sobre “Inteligência Emocional: um fator determinante para o sucesso da mulher”. Esta parte da programação foi apresentada presencialmente nas filiais de Uberlândia e assistida simultaneamente, de forma remota, pelas colaboradoras de Patos de Minas. A palestrante abordou o tema com propriedade, incentivando o autoconhecimento como pilar fundamental para desenvolver as habilidades latentes, e explicou como o pensamento, positivo ou negativo, pode moldar a vida.

Após esta palestra, cada unidade da Amipa teve a presença de ex-pacientes que deram depoimentos sobre como enfrentaram e venceram a doença. Em Uberlândia, Vanessa Gonzaga, diagnosticada com câncer de mama em 2019 e que após o tratamento encontra-se curada, falou às participantes.

Em Patos de Minas, o depoimento de Nayara Francielly de Castro, estudante de Medicina e voluntária da Associação Anjos da Vida, abordou não apenas sobre o aspecto técnico da doença e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce, mas também sua história de superação ao ser diagnosticada com câncer de mama ainda bem jovem.

Vanessa e Nayara, ex-pacientes oncológicas, emocionaram o público ao compartilhar suas histórias de superação do câncer de mama. Fotos: Studio Caixote/Agência Âncora/acervo Amipa.

Dora Eduarda Silva Oliveira, fundadora da Associação Anjos da Vida, também foi convidada para participar do evento em Patos e falou sobre sua história e trabalho realizado em prol do apoio aos pacientes oncológicos do município de Patos de Minas.

A Associação Anjos da Vida foi criada por Dora a partir de uma experiência familiar com o câncer. Atualmente o trabalho da entidade auxilia inúmeros pacientes do município e região ao realizar o encaminhamento para tratamento no Hospital de Amor de Barretos (SP). Foto: Ana Paula Lima/Agência Âncora/acervo Amipa.

Ao final das palestras e depoimentos, as colaboradoras puderam esclarecer suas dúvidas e conversar sobre o tema. A seguir, foi realizada uma confraternização regada a um delicioso coffee break e entrega de uma lembrança da Amipa.

2ª edição do Pink Day Amipa reuniu os times de colaboradoras das unidades matriz e filiais da Amipa. Fotos: Studio Caixote/Agência Âncora/acervo Amipa.

A Associação agradece o apoio dos parceiros: Agência Âncora Ltda, Associação Anjos da Vida e Fabi Trufas Doceria.

A campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, na década de 1990, nos Estados Unidos, foi idealizada a campanha para chamar a atenção para a necessidade de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como para oferecer suporte às pessoas afetadas pela doença. Esta campanha é baseada em alguns aspectos-chave, como:

  1. Sensibilização: durante o mês de outubro, várias organizações, instituições de saúde, empresas e indivíduos se unem para promover a conscientização sobre o câncer de mama; e
  2. Prevenção: além de enfatizar a importância da detecção precoce, o Outubro Rosa também promove informações sobre hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física e controle do peso, que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Com toda essa mobilização, tornou-se uma oportunidade importante para educar e incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem os exames necessários regularmente. Também para lembrar que é fundamental que as mulheres façam exames regulares e consultem seus médicos para garantir a detecção precoce e um tratamento eficaz, caso necessário.

Associação Anjos da Vida

Tudo começou em 2011, quando a jovem Huly Angel foi diagnosticada com um tipo raro de câncer. Foram oito meses de tratamento no Hospital do Câncer (hoje Hospital de Amor), em Barretos (SP), até o seu falecimento. Durante esse período, mesmo doente, ela sempre ajudou o próximo que também estava na mesma situação, seja oferecendo carona para o mesmo destino ou auxiliando recém-diagnosticados com questões burocráticas relacionadas ao tratamento.

Essas ações inspiraram seus pais Dora Eduarda Silva Oliveira e João Marra a fundarem a Associação Anjos da Vida Huly Angel, em Patos de Minas (MG), que apoia pessoas diagnosticadas com câncer na cidade e região, facilitando o acesso delas ao tratamento oferecido pelo hospital paulista.

Conheça o trabalho e contribua com sua doação. Acesse: https://associacaoanjosdavida.org.br/

Contato: contato@associacaoanjosdavida.org.br | (34) 3823-2917

Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.