Outubro está sedimentado como o período da campanha de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) mais uma vez trouxe o Outubro Rosa para dentro de casa. Para debater o tema, realizou pelo segundo ano consecutivo o “Pink Day Amipa”, reunindo suas colaboradoras das unidades matriz (Patos de Minas – MG) e filiais (Uberlândia – MG) para um dia de palestras, conversas, discussões e confraternização, buscando com isso demostrar que realizar exames regulares como a mamografia e ultrassom das mamas, e adotar hábitos saudáveis, podem contribuir com a redução dos fatores de risco de desenvolver a doença, além de promover melhor qualidade de vida.
Para este ano, a Amipa convidou Tuany Carvalho, mentora de mulheres, para falar sobre “Inteligência Emocional: um fator determinante para o sucesso da mulher”. Esta parte da programação foi apresentada presencialmente nas filiais de Uberlândia e assistida simultaneamente, de forma remota, pelas colaboradoras de Patos de Minas. A palestrante abordou o tema com propriedade, incentivando o autoconhecimento como pilar fundamental para desenvolver as habilidades latentes, e explicou como o pensamento, positivo ou negativo, pode moldar a vida.
Após esta palestra, cada unidade da Amipa teve a presença de ex-pacientes que deram depoimentos sobre como enfrentaram e venceram a doença. Em Uberlândia, Vanessa Gonzaga, diagnosticada com câncer de mama em 2019 e que após o tratamento encontra-se curada, falou às participantes.
Em Patos de Minas, o depoimento de Nayara Francielly de Castro, estudante de Medicina e voluntária da Associação Anjos da Vida, abordou não apenas sobre o aspecto técnico da doença e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce, mas também sua história de superação ao ser diagnosticada com câncer de mama ainda bem jovem.
Dora Eduarda Silva Oliveira, fundadora da Associação Anjos da Vida, também foi convidada para participar do evento em Patos e falou sobre sua história e trabalho realizado em prol do apoio aos pacientes oncológicos do município de Patos de Minas.
Ao final das palestras e depoimentos, as colaboradoras puderam esclarecer suas dúvidas e conversar sobre o tema. A seguir, foi realizada uma confraternização regada a um delicioso coffee break e entrega de uma lembrança da Amipa.
A Associação agradece o apoio dos parceiros: Agência Âncora Ltda, Associação Anjos da Vida e Fabi Trufas Doceria.
A campanha Outubro Rosa
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, na década de 1990, nos Estados Unidos, foi idealizada a campanha para chamar a atenção para a necessidade de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como para oferecer suporte às pessoas afetadas pela doença. Esta campanha é baseada em alguns aspectos-chave, como:
- Sensibilização: durante o mês de outubro, várias organizações, instituições de saúde, empresas e indivíduos se unem para promover a conscientização sobre o câncer de mama; e
- Prevenção: além de enfatizar a importância da detecção precoce, o Outubro Rosa também promove informações sobre hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física e controle do peso, que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
Com toda essa mobilização, tornou-se uma oportunidade importante para educar e incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem os exames necessários regularmente. Também para lembrar que é fundamental que as mulheres façam exames regulares e consultem seus médicos para garantir a detecção precoce e um tratamento eficaz, caso necessário.
Associação Anjos da Vida
Tudo começou em 2011, quando a jovem Huly Angel foi diagnosticada com um tipo raro de câncer. Foram oito meses de tratamento no Hospital do Câncer (hoje Hospital de Amor), em Barretos (SP), até o seu falecimento. Durante esse período, mesmo doente, ela sempre ajudou o próximo que também estava na mesma situação, seja oferecendo carona para o mesmo destino ou auxiliando recém-diagnosticados com questões burocráticas relacionadas ao tratamento.
Essas ações inspiraram seus pais Dora Eduarda Silva Oliveira e João Marra a fundarem a Associação Anjos da Vida Huly Angel, em Patos de Minas (MG), que apoia pessoas diagnosticadas com câncer na cidade e região, facilitando o acesso delas ao tratamento oferecido pelo hospital paulista.
Conheça o trabalho e contribua com sua doação. Acesse: https://associacaoanjosdavida.org.br/
Contato: contato@associacaoanjosdavida.org.br | (34) 3823-2917
–
Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905