Search
Close this search box.

Biofábrica Amipa

Criada no ano de 2014, a Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) da Amipa é um case de sucesso na utilização de macrorganismos (predadores e parasitoides) para o controle biológico das pragas que ameaçam as lavouras.
 
Com ações sempre pautadas na evolução, a Biofábrica foi uma das empresas pioneiras na adoção do uso de drones para a liberação de macrorganismos no campo.
 
O controle biológico com o uso de macrorganismos (MACs) é uma importante prática do Manejo Integrado das Pragas (MIP), na qual os inimigos naturais existentes no campo são potencializados em sua eficácia no controle de pragas por meio da produção massal e liberação a campo.
 
Entre as vantagens do uso de MACs destacam-se: a comprovada eficiência agronômica e manejo de resistência de insetos a moléculas de químicos e a OGMs.
 
A Biofábrica da Amipa trabalha com predadores e parasitoides e atende as culturas do algodão, soja, milho, feijão, ervilha, tomate e café.
 
Com o olhar sempre voltado para o futuro, a Biofábrica Amipa mantém constantemente o investimento em pesquisas para o desenvolvimento de novos agentes biológicos potenciais para inserção no MIP.

Agentes biológicos

Alternativas para proteger a sua lavoura de forma segura e sustentável

Trichogramma pretiosum

O Trichogramma pretiosum spp. é uma microvespa parasitoide produzida pela Biofábrica Amipa para controle de pragas da ordem lepidóptera. Com o uso de drones, a Amipa libera nas lavouras ovos com microvespas, as quais irão parasitar os ovos das mariposas, evitando a eclosão de lagartas e, por consequência, os danos às plantas cultivadas. A Amipa possui registro junto ao Mapa, Anvisa e Ibama para produzir e comercializar o Trichogramma pretiosum Amipa®.

Crisopídeo Amipa

A Amipa é pioneira na produção massal e liberação em grandes áreas agrícolas do agente biológico Chrysoperla externa. Desenvolvido e pesquisado desde o ano de 2015, este predador é eficiente no controle de pragas como pulgão, ácaros, ninfas da mosca branca e bicho-mineiro.

Uma alternativa inovadora, segura e eficaz contra a praga.

Catolaccus Amipa

Catolaccus grandis, o primeiro biológico registrado especificamente para o controle do bicudo-do-algodoeiro.

Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica)

Rua Francisco Cândido Xavier, n.º 50, 1º andar
Alto Umuarama – Uberlândia (MG)
(34) 2589-8900
administracao.biofabrica@amipa.com.br

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Âncora.