Search
Close this search box.

Amipa participa de missão ao Senegal, na África Ocidental

Trocas de informação e discussões pautaram a agenda de compromissos da Amipa no Senegal. Foto: divulgação

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), representada por Lício Augusto Pena de Sairre e José Lusimar Eugênio, respectivamente diretor executivo e engenheiro agrônomo, participou entre os dias 11 e 19 de novembro de missão técnica ao Senegal (África) onde visitaram as regiões de Sinthiou Maleme, Keoudougou e Velingará. Nestas áreas agrícolas, localizadas no interior do país, a Amipa conduz, em cooperação com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), quatro Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs)com plantios de algodão das variedades STAM 129, proveniente do Togo e disseminada no Senegal, e BRS 416, da Embrapa, cedida pela empresa brasileira IST Cotton. Nestas UTDs também foram propostos novos itinerários agronômicos, principalmente no manejo da nutrição das plantas com diferentes doses de fertilizantes.

Durante a missão ainda ocorreram dias de campo em todas as UTDs, com presença maciça de produtores locais interessados em conhecer a tecnologia brasileira. Os profissionais da Amipa promoveram uma grande troca de informações e discussões técnicas, traduzidas em dialetos locais para o francês, inglês e português por meio da mediação do intérprete Mohammed Hadjab que acompanhou toda a programação técnica e institucional da missão. Segundo Lício Pena, o esforço da missão valeu a pena pelos resultados alcançados nas com as UTDs que foram implantadas com dois objetivos: 1) gerar informações importantes para os técnicos sobre o comportamento das variedades em diferentes condições edafoclimáticas; e 2) demonstrar aos produtores locais novos itinerários agronômicos, visando gerar maior produtividade e rentabilidade.

Esta ação faz parte de um acordo de cooperação capitaneado pela ABC que, além da Amipa, também congrega participação pelo lado brasileiro como cooperante a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pelo lado senegalês, participam: o Institut Sénégalais de Recherches Agricoles (ISRA), a Société de Développement et des Fibres Textiles (Sodefitex) e a Fédération Nationale de Producteurs de Coton (FNPC).


Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.