Search
Close this search box.

Amipa participa da Fenicafé 2022 com produto da Biofábrica

Vista área da Fenicafé, edição 2019. Crédito: Henrique Damião.

Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) estará presente na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé) promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e que acontece de 5 a 7 de abril, no Parque de Exposições Rondon Pacheco na cidade de Araguari (MG). Em seu estande, irá divulgar o produto Crisopídeo Amipa, agente biológico inovador produzido pela sua Biofábrica desde 2015, que tem demonstrado ser bastante eficiente na predação de diferentes fases do bicho-mineiro, principal praga do café.

A Amipa é pioneira na produção massal e liberação a campo do agente biológico Chrysoperla externa. Registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como Crisopideo Amipa®, sua produção ocorre dentro dos mais altos padrões de qualidade, trazendo segurança ao ecossistema e garantia de eficiência ao produtor rural.

No estande também serão mostrados os drones, registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que têm sido usados pela Associação para liberação desse produto nas lavouras – sendo a Amipa empresa pioneira no Brasil na adoção dessa tecnologia nas culturas de grãos, algodão, tomate e café. Seus profissionais possuem treinamento para operação desses equipamentos e experiência em mapeamento de áreas e monitoramento de pragas.

Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Depois de dois anos sem a realização do evento devido às restrições da pandemia da Covid-19, a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) prepara um mega evento para 2022. Considerada a maior feira de irrigação em cafeicultura do país, hoje a Fenicafé é referência nacional. O evento traz para o público apresentação de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a muita informação.

Em 2022, a Fenicafé se integra, junto com a Expo Araguari – promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais –, ao Café Agro. A programação será iniciada com a Fenicafé, que tem a abertura prevista para terça-feira, dia 5, e se estende até o domingo (10) com uma programação de shows e exposição agropecuária.

Como em todos os anos, a Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. A expectativa gira em torno também da programação, que já está sendo preparada e inclui palestras técnicas, workshops e debates.

O primeiro dia é mais voltado para o mercado de café, com destaque para a palestra “Perspectivas para o agronegócio café no Brasil e no mundo” com o especialista em Agronegócios do Itaú BBA, César Castro Alves. Logo em seguida, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, irá traçar um panorama dos 50 anos da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, adianta Mosca.

No segundo dia o destaque é para a abertura do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e também para o “Painel 25 anos: Mulheres na cafeicultura brasileira” e no final do dia um workshop sobre Sustentabilidade na cafeicultura irrigada. Dois outros workshops encerram a Fenicafé: “O uso dos produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro” e “Fisiologia X Nutrição: Produtividade do Cafeeiro”.

Já a 51ª Expo Araguari contará com a participação de artistas conceituados no cenário sertanejo; rodeio; praça de alimentação; concurso da rainha do rodeio; Rancho Prime; Camarote Empresarial e a tradicional exposição de animais.  A abertura, no dia 7, será animada pelas duplas Leo & Raphael e Dyogo & Deluca. O segundo dia do evento, 8, terá como atração os veteranos Di Paulo e Paulino. No sábado, é a vez da dupla Fernando & Sorocaba e, para fechar com chave de ouro, domingo, a dupla George Henrique e Rodrigo, donos do hit “Vai lá em Casa Hoje”.

Também foi confirmada a presença do ex-ministro professor Alysson Paolinelli – indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.

A Fenicafé é promovida pela ACA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Serviço:

Dias: 5, 6 e 7 de abril de 2022
Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco
Entrada franca para visitação

Silvia Alves – assessora de imprensa Amipa
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.