Natal é tempo de alegria e solidariedade, uma data muito aguardada e festejada, principalmente pelas crianças. Por isso, a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) mobilizou iniciativas para tornar esta data ainda mais especial para 550 crianças.
No dia 23 de dezembro, véspera do Natal, com o cordial apoio de policiais militares do 15º BPM do município de Patos de Minas (MG), parte do time de colaboradores da Associação esteve no bairro Alto da Serra para distribuir 150 brinquedos entre bonecas, bolas, super heróis, carrinhos e caminhões truck. Todos os brinquedos eram novos e foram cuidadosamente preparados e acompanhados de pipoquinhas de doce e pirulitos!
Ainda em Patos de Minas, a Associação apoiou a Primeira Igreja Presbiteriana (IPPM) com a doação de 100 brinquedos que foram distribuídos para crianças residentes nos bairros da parte alta da cidade. A ação de evangelismo e acolhimento social aconteceu no período de 22 a 24 de dezembro.
Para apoiar o projeto Natal Solidário realizado na cidade de Catuti, no norte de Minas Gerais, a Associação enviou mais 300 brinquedos. A ação aconteceu no dia 25 de dezembro, com várias atividades organizadas na praça da cidade com o propósito de alegrar a criançada, que pôde brincar para valer em pula-pula, trenzinho, tobogã e outros brinquedos. Também teve distribuição de cachorros-quentes, algodão doce e saquinhos com guloseimas, e ao final do evento, foram entregues um total de 600 brinquedos para as crianças de 0 a 12 anos presentes – entre eles os enviados pela Associação.
A presidente da Comissão Organizadora deste projeto, Cleionete de Souza Silva, conta que o Natal Solidário teve início em 2015, quando ela e duas amigas arrecadaram presentes e distribuíram para as crianças de várias comunidades rurais da região. No ano seguinte, resolveu assumir a responsabilidade pelo projeto e atualmente são 50 pessoas envolvidas na campanha, que conta com o reconhecimento e o apoio de toda a comunidade local, empresas e da Prefeitura Municipal.
“Os moradores de Catuti, e muitos de fora daqui, têm se envolvido neste projeto social, dando sua parcela de contribuição, visando proporcionar momentos dignos de alegria e diversão para essas crianças. Um pequeno gesto, um grande sorriso”, declarou Cleionete Souza, agradecendo a participação da Amipa em 2022.
O diretor regional do Norte de Minas, Hermínio Ueklei Silva, representou a Associação e fez a entrega dos brinquedos. Morador do distrito de São João do Bonito, município de Mato Verde, ele esteve em Catuti e agradeceu a constante contribuição da entidade para a região norte de Minas, ressaltando que ela está sempre atenta e buscando atender as necessidades locais, e nesse evento específico, contribuindo com a doação para as crianças carentes de Mato Verde, Monte Azul e Catuti.
Retrospectiva 2022
Ao longo do ano, a Associação também apoiou outros projetos e divulgou o Fundo Social Algobom para sociedade. No Dia de Campo Amipa, realizado no dia 7 de julho, foi preparado um espaço especial para promover o Algobom para incentivar os visitantes a contribuir com o projeto. Ainda neste local, os visitantes puderam degustar um café especial produzido por produtores da região e associados da Amipa, que voluntariamente doam seu produto para ser comercializado pelo Hospital do Câncer de Patrocínio, cujos recursos advindos de sua venda são revertidos integralmente para a manutenção do Hospital. A Associação sempre adquire esse café, distribui e divulga em seus eventos.
A Amipa também doou tintas para a reforma da ONG Amparo Maternal Eurípedes Novelino, entidade sediada em Patos de Minas e que presta trabalho gratuito de assistência a crianças e adolescentes carentes por meio de desenvolvimento de atividades de apoio escolar, informática, inglês, dança, entre outros. Essa ONG ainda recebeu novo apoio com a doação de uniformes de ballet que foram usados pelas crianças na apresentação de ballet “Fábrica de Brinquedos”.
Outra entidade beneficiada foi o Hospital do Câncer de Uberlândia – referência regional para atendimento e tratamento de mais 8.200 pacientes e mais de 75 cidades da região, que recebeu a doação financeira por meio da ONG Grupo Luta pela Vida. Desde 1996, esta ONG realiza o trabalho de manutenção e ampliação do Hospital e do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, espaço inovador organizado para receber os pacientes que estão em cuidados paliativos, os quais se centram na qualidade e não na duração da vida. Ali é oferecida assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram em tratamento e em uma fase em que não há mais possibilidade clínica de cura.
A Amipa também encerra do ano recebendo a homenagem do certificado do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) em razão da doação financeira realizada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Patos de Minas.
Sobre o Fundo Social Algobom
É uma iniciativa da Amipa para apoio a atividades e projetos de natureza assistencial, educacional, social e esportivas e que faz com que os recursos gerados pelo algodão mineiro, por meio de doações dos produtores associados, contribuam com as comunidades rurais e das cidades onde a atividade algodoeira é praticada em Minas Gerais.
–
Silvia Alves – assessora de imprensa Amipa
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905