ASSEMBLEIA GERAL DA AMIPA
A Assembleia Geral é constituída pelo conjunto de associados com direito a voto. É convocada, em caráter ordinário, no primeiro trimestre de cada ano civil com objetivo de deliberar sobre assuntos relativos à Amipa, aos produtores associados e ao setor algodoeiro do Estado.
ÓRGÃOS DE DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
O Conselho de Administração tem como função primordial administrar a Associação e é composto por diretorias regionais, as quais representam, respectivamente, produtores do Alto Paranaíba, Norte de Minas, Noroeste Mineiro e Triângulo Mineiro, ocorrendo a eleição de seus membros mediante aprovação da Assembleia Geral com mandato para dois anos.
O Conselho Fiscal tem por atribuições examinar e emitir parecer sobre a prestação de contas do Exercício e fiscalizar os atos da gestão administrativa. É composto por associados, sendo dois titulares e dois suplentes, aprovados em Assembleia Geral e com o mesmo mandato do conselho administrativo.
Cabe ao Conselho Consultivo prestar apoio à administração da Amipa. É composto por associados ou figuras de reconhecido mérito na cotonicultura mineira, aprovados em Assembleia Geral e com mandato similar de duração.