A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Better Cotton Initiative (BCI) anunciaram a renovação do acordo e benchmark entre o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Better Cotton Standard System (BCSS) até 2028. O alinhamento, que antes era válido até 2025, garante a continuidade da parceria estratégica iniciada em 2014.
Com a renovação, os produtores brasileiros poderão continuar fornecendo volumes significativos de algodão licenciados pela BCI durante os próximos dois anos. De acordo com o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero, “A parceria reconhece o compromisso do programa ABR com a responsabilidade socioambiental e garante que o país siga como um dos maiores e mais influentes polos produtores de algodão do mundo”.
Sustentabilidade como diferencial competitivo
Criado para certificar as propriedades que produzem adotando as melhores práticas de sustentabilidade, o ABR estabelece 180 itens de verificação que incluem gestão correta de recursos naturais, condições de trabalho adequadas, conformidade legal e implementação de práticas de melhoria contínua. O programa é conduzido pela Abrapa em parceria com as associações estaduais, que orienta os produtores em todas as etapas do processo.
De acordo com o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, o programa se tornou um diferencial competitivo para os produtores brasileiros tanto no mercado internacional quanto no nacional. “O mundo quer saber como nosso algodão é produzido. Com o ABR, mostramos que o Brasil está preparado para liderar a oferta de uma fibra responsável, segura e alinhada aos padrões de sustentabilidade”, explicou.
Renovação é positiva para os produtores, afirma presidente da Abrapa
Para Piccoli, “O objetivo das duas instituições com a prorrogação é reafirmar o compromisso com a promoção de práticas sustentáveis, rastreáveis e de alta qualidade para consolidar o Brasil como referência internacional em produção responsável de algodão”. Piccoli também afirmou que essa é uma parceria benéfica para os produtores. “É muito importante para o produtor brasileiro que o nosso algodão tenha uma certificação internacional como a da BCI, é papel da Abrapa disponibilizar esta opção ao cotonicultor”.
–
Fonte: Amipa




