sustentabilidade/76143-
AMIPA - Sustentabilidade > BETTER COTTON INITIATIVE (BCI)

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

20 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Sustentabilidade

BETTER COTTON INITIATIVE (BCI)

BETTER COTTON INITIATIVE (BCI)

A organização internacional BCI, sediada na Suíça, desenvolveu o Sistema Better Cotton, em 2005, a partir de um processo consultivo envolvendo atores de toda a cadeia de fornecimento do algodão e de fora dela, considerando o impacto social e ambiental do plantio de algodão no mundo.

 

Algumas regiões foram destacadas como prioritárias para a implementação do Sistema Better Cotton, localizadas na Índia, Paquistão, África Central e no Brasil, que atendessem aos critérios de: diversidade climática, tamanho das propriedades rurais, práticas agrícolas nelas desenvolvidas e impactos sociais e ambientais decorrentes. Essas diferentes áreas da cotonicultura mundial apresentavam a utilização de mão de obra infantil e o uso inadequado da água e dos defensivos agrícolas como os maiores problemas comuns.

 

A inclusão do Brasil entre as regiões prioritárias de implantação do Sistema foi reforçada por outros fatores, como o seu perfil de grande produtor de algodão e fornecedor de fibra de qualidade; sua diversidade na exploração da cultura, com grandes e pequenos produtores; as boas condições para atender aos critérios mínimos da BCI quanto à proteção de plantas, água, solo, habitat e qualidade de fibra.

 

A implementação, no país, decorreu da parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), associações estaduais, como a Amipa, e a coordenação brasileira da organização internacional BCI, a partir da safra 2010/2011.

 

INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA ABR

Na safra 2013/14, o sistema BCI foi integrado ao processo de certificação do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) da Abrapa, dando origem a um novo Protocolo de Verificação para certificação válida tanto no sistema Better Cotton quanto no ABR. A partir dessa união, a certificação de sustentabilidade na produção do algodão ganhou espaço em Minas Gerais e atingiu, na safra 2013/14, o licenciamento BC e certificação ABR de mais de 43 mil toneladas de algodão em caroço produzidas em 11 propriedades localizadas nas regiões do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro, Norte de Minas e Triângulo Mineiro.

 

Novos treinamentos de conscientização sobre o sistema BCI e Algodão Brasileiro Responsável são realizados periodicamente pela Amipa em todas as regiões produtoras, a cada safra, trabalhando temas como: Manejo Integrado de Pragas; Meio Ambiente e Conservação do Solo; Segurança do Trabalhador e Trabalho Infantil.

 

Informações detalhadas sobre o licenciamento BC e certificação ABR e sobre o processo de adesão poderão ser obtidas junto à Amipa pelo telefone (34) 3821-5828 ou e-mail sustentabilidade@amipa.com.br.

   

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.