Projetos > Georreferenciamento
Georreferenciamento

PROGRAMA MINEIRO DE GEORREFERENCIAMENTO E MEDIÇÃO DE ÁREAS (PMGMA)
Inédito no Brasil à época de sua criação, em 2005, o PMGMA é realizado pela Amipa, em parceria com o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e investimento financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), destinado ao monitoramento anual e permanente da cotonicultura mineira, permitindo disseminar informações relevantes com dados confiáveis e não tendenciosos, tanto para os cotonicultores associados quanto para todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva do algodão mineiro.
A cada safra, o setor técnico da Associação executa um processo de catalogação e medição das áreas plantadas nas regiões produtoras de Minas Gerais, utilizando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), permitindo à Amipa produzir e fornecer aos produtores associados mapas de suas lavouras e informações abrangentes da produção mineira, as quais incluem o total de área plantada no Estado, a produtividade e a consequente estimativa da produção de pluma.
A importância, alcance e inequívoca confiabilidade do PMGMA tornaram-no ferramenta estratégica para os diversos órgãos geradores de estatísticas do setor agrícola estadual.
Desde 2006 é publicado pela Associação e distribuído aos seus associados e públicos de interesse - como governos, órgãos, entidades e empresas integrantes da cadeia cotonicultora - o Levantamento Georreferenciado do Algodão no Estado de Minas Gerais que, em 2012, ganhou o formato de e-book. A publicação reúne um conjunto significativo de informações sobre os indicadores do plantio e da produção do algodão mineiro, a cada safra.
AÇÕES EM EXECUÇÃO - 2015
- 86 propriedades mineiras com plantio de algodão georreferenciadas na safra 2014/15
- 86 mapas de lavouras produzidos e distribuídos gratuitamente para os produtores associados
- 64 produtores atendidos e beneficiados com ações do programa
- Elaborado banco de dados para cada associado, com histórico agregado ao mapa da área plantada e disponível para respectiva consulta, contendo informações sobre: área plantada; produção e produtividade das últimas 3 safras; índice pluviométrico e arquivo de fotos da lavoura.
Clique aqui e conheça as regiões de plantio de algodão em Minas Gerais.