Projetos > Algodoeira Segura
Algodoeira Segura

PROGRAMA ALGODOEIRA SEGURA (AS)
Em 2012, uma importante iniciativa da Amipa apoiada pelo Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) voltada à sustentabilidade na cadeia produtiva do algodão, foi a criação do programa Algodoeira Segura (AS), que tem como finalidade auxiliar os produtores associados proprietários de usinas de beneficiamento (algodoeiras) no cumprimento da legislação trabalhista, ambiental e de saúde e segurança no trabalho.
São 11 usinas e 1 miniusina (Norte de Minas) em funcionamento no Estado em 2015, responsáveis pelo processamento de mais de 70 mil toneladas (t) de algodão em caroço e produção superior a 37 mil t de pluma (safra 2013/14).
Em suas diretrizes constam os objetivos específicos de:
- reduzir os impactos ambientais causadas pela atividade de beneficiamento do algodão em caroço;
- reduzir o índice de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais nas usinas;
- promover e intermediar cursos de capacitação para o setor;
- padronizar as técnicas de gestão para otimizar a qualidade da fibra beneficiada no Estado;
- facilitar o intercâmbio de conhecimento sobre a produção de algodão sustentável, do campo à algodoeira.
A partir de 2014, o AS passou a contar com comissão de especialistas com atuação nas áreas de beneficiamento do algodão e segurança no trabalho, com o propósito de auxiliar a Amipa no planejamento de atividades e tomada de decisões relativas ao aperfeiçoamento do programa.
ADESÃO AO PROGRAMA
Em um processo simplificado, compreende o cadastro regular da usina como associada da Amipa e adesão formalizada no AS com assinatura de Termo respectivo pelo responsável, o que permitirá o agendamento da visita técnica à propriedade para início dos trabalhos de análise diagnóstica.
O associado pode formalizar a adesão da usina ao AS a qualquer momento, contatando o setor de Sustentabilidade da Associação pelo telefone (34) 3821-5828 ou pelo e-mail sustentabilidade@amipa.com.br.
ANÁLISE DIAGNÓSTICA DAS USINAS ASSOCIADAS
Trata-se de uma avaliação preliminar para verificação e registro de todas as não conformidades encontradas, realizada pelo técnico de Sustentabilidade da Amipa em conjunto com uma consultoria especializada em saúde e segurança no trabalho contratada e custeada pela Associação e Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas).
O levantamento de informações é feito por meio da aplicação de Lista de Verificação (LV) baseada nos preceitos das Normas Regulamentadoras NR 12 e NR 31 e em processos de beneficiamento constante do protocolo do AS, como: o sistema geral de registros das usinas e sua gestão; os aspectos relacionados à saúde, segurança e treinamento dos trabalhadores; condições de trabalho; controle de qualidade; operação de máquinas; meio ambiente; recepção, expedição e armazenagem, entre outros, além de entrevistas com os colaboradores.
O final desta etapa dará origem a um relatório diagnóstico com dados e fotos sobre a situação atual da usina, apresentado ao associado em conjunto com um plano de ação, contemplando recomendações para adequação e regularização das não conformidades para uma atuação sustentável e compatível com a legislação em vigor.