Search
Close this search box.

Vazio sanitário do algodão em Minas Gerais terá início no dia 20 de setembro

Os produtores mineiros devem estar atentos para o início do período do vazio sanitário do algodão para a safra 2022/2023, que começa no dia 20 de setembro em Minas Gerais e segue até 20 de novembro. Esta medida fitossanitária instituída pelo governo do Estado tem sido fundamental na prevenção e controle do bicudo-do-algodoeiro.

O vazio sanitário prevê a destruição completa dos restos culturais e plantas voluntárias de algodão (tigueras) presentes na área de cultivo e arredores por um período de 60 dias – prazo final legal para a destruição de restos culturais e o início do calendário de semeadura da nova safra. A exceção são as áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas, quando autorizadas, controladas e monitoradas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Caso o produtor não consiga finalizar a colheita até a data estipulada, deve entrar em contato com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), justificando o motivo da não destruição dos restos culturais ou soqueira. A Associação emitirá laudo técnico e comunicará a ocorrência ao Instituto, evitando assim a autuação da propriedade, multa e demais sanções previstas em lei.

Além de cumprir o vazio sanitário, o cotonicultor deve informar ao IMA, até 20 de setembro, toda a área plantada, assim como fazer o cadastro da área com ponto georreferenciado da propriedade até 60 dias após o término do plantio. Para isso, deve procurar o escritório do IMA onde a propriedade está registrada e preencher o documento ficha de inscrição de unidade de produção.

Atenção: as propriedades algodoeiras com áreas irrigadas abaixo de 600 metros de altitude deverão cumprir a medida de 30 de outubro a 30 de dezembro.

Informações sobre o vazio sanitário do algodão em Minas Gerais podem ser obtidas diretamente pelo site do Instituto: http://ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/vazio-sanitario#vazio-sanitario-do-algodao

Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.