Search
Close this search box.

Novos membros diretores da Amipa são eleitos em Assembleia Geral Ordinária

Amipa elege nova diretoria para a gestão 2022-2024. Crédito Cheese Filmes

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2022 no dia 27 de abril, em Patos de Minas (MG), ocasião em que foram eleitos os novos membros do conselho de administração, diretorias regionais, conselhos fiscal e de filiais, além de nomeação dos conselheiros consultivos. Os diretores, ao tomarem posse, assumiram o compromisso de gerir a Associação pelo período de dois anos (maio/2022- abril/2024).

Daniel Bruxel, reconduzido pelos associados ao cargo de presidente, enfatizou que a sua decisão de concorrer à reeleição veio justamente do suporte e do apoio dos demais dirigentes, dos cotonicultores e da equipe da Associação que dão a tranquilidade e a confiança necessárias de saber que no dia a dia pode-se contar com todos. “Quero fazer um agradecimento especial ao Inácio Urban, nosso vice-presidente, que está desde o início da Associação. Tem uma vivência enorme no meio do algodão, sempre com boas ideias e iniciativas, e nos ajuda bastante nessa continuidade e a fazer mais uma boa gestão, como foi a passada”, declarou Bruxel.

Prestação de contas

Na pauta da AGO, além da eleição, houve importantes deliberações sobre assuntos relativos à Amipa, aos produtores associados e ao setor algodoeiro do estado. O diretor executivo Lício Augusto Pena de Sairre, apresentou a prestação de contas financeira do ano 2021 e, ao final, o parecer do conselho fiscal aprovando toda a movimentação realizada pela entidade.

Foi apresentado ainda o Plano Orçamentário de Aplicação e Metas do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Fundo Algominas), com o detalhamento de dados sobre o realizado 2021 versus o orçado 2022.

Resultados e ações executadas pelas filiais Biofábrica, laboratório Minas Cotton e núcleos de atuação Amipa (Fitossanitário, Socioambiental, Agricultura Familiar, Georreferenciamento e Dados) também foram apresentadas aos presentes.

Um panorama das comercializações de pluma mineira das últimas safras, com indicação dos principais destinos da produção – mercado interno e exportação – também foi apresentado. Com os gráficos em tela, a assembleia debateu sobre a comercialização mineira e as consequências para a formação do indicador da cota consumo das indústrias têxteis no âmbito do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas).

Novos projetos

Projetos a serem submetidos ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) em 2022, ações de expansão da Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) e Fazenda Experimental Amipa, parcerias em pesquisas, cooperações nacionais e internacionais, assim como apoio a iniciativas filantrópicas foram debatidos e aprovados. A partir dessas exposições, o executivo expôs o que será necessário fazer para dar continuidade a essas ações e aos novos projetos para 2022.

Um dos maiores investimentos para este ano será destinado a pesquisas e inovação da Biofábrica Amipa, por meio de convênios com entidades renomadas. Entre os principais: projeto para a construção de um laboratório de entomologia na fazenda da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba; aprovação de novo acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visando dar continuidade às pesquisas com macrorganismos; aprovação para celebrar convênio com a Embrapa Milho e Sorgo  para realizar pesquisa de tecnologias biológicas para busca por soluções das demandas dos associados como nematoides, vigor e estresse hídrico; e aprovação de convênio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para pesquisa em agricultura conservativa e regenerativa.

Além da continuidade das pesquisas dos campos de competição de variedades, serão desenvolvidos projetos de expansão da Fazenda Experimental da Amipa, englobando várias obras de construção civil, mudança da rede de energia elétrica, instalação de pivôs e de sistemas de irrigação via gotejamento superficial e/ou enterrado, além de aquisição de maquinários como trator, plantadeira e pulverizadores. Os recursos para implantação dessas propostas ainda estão sendo negociados.

A finalização do Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti-MG (CEDITAC) é outro projeto que demandará maiores investimentos em 2022, especialmente para montagem da usina de beneficiamento.

A cooperação com países do continente africano foi apresentada e apoiada pela assembleia, fortalecendo a parceria da Amipa com os projetos de cooperação liderados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O CEDITAC e a Fazenda Experimental Amipa estão inseridos nos planos da cooperação com aportes de recursos liberados pelos ABC.

Nova diretoria

• Conselho de Administração: Daniel Bruxel, presidente; Inácio Carlos Urban, vice-presidente; Heder Augusto Davi Ramos, 1º tesoureiro; Luiz Fava Júnior, 2º tesoureiro.

• Diretorias Regionais: Lúcio Abreu Rosa Miari, diretor Noroeste Mineiro; Hermínio Ueklei Silva, diretor Norte de Minas; Rogério de Souza Guimarães, diretor Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

• Conselho Fiscal: Juliano Saldanha Costa, 1º titular; Décio Lopes Junior, 2º titular; Oscar Stroschon, 1º suplente; Jeferson Ricardo Appelt, 2º suplente.

• Conselhos de Filiais: Edson Maeda, conselheiro do laboratório Minas Cotton; Paulo Henrique de Faria Júnior, conselheiro da Biofábrica; Marcos Bruxel, conselheiro da Fazenda Experimental.

• Conselho Consultivo: Nelson Schneider e Ângelo Dias Munari.

Silvia Alves – assessora de imprensa Amipa
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.