Search
Close this search box.

Dia de Campo Amipa 2023 é realizado com sucesso em Patos de Minas

Dia de Campo foi marcado por novidades em serviços, máquinas e equipamentos, atualização sobre o mercado e muito networking. Crédito: Nexer/Acervo Amipa.

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) promoveu mais uma edição do seu tradicional Dia de Campo, com absoluto sucesso de público – mais de 600 participantes. O evento que aconteceu na cidade de Patos de Minas (MG), na sede da Fazenda Experimental Amipa, teve início às 7h com a recepção e o credenciamento do público e um delicioso café da manhã. A seguir, os participantes foram organizados em grupos e visitaram os campos demonstrativos de variedades que, este ano, foram divididos em quatro estações: TMG, Basf, IMA-MT e IST Cotton.

Após o circuito técnico na lavoura, os grupos chegaram à Praça Relacionamento Agro montada com os estandes das empresas patrocinadoras do evento e o Espaço Amipa. Nos estandes o público pode ter acesso às novidades do mercado em tecnologia, produtos em geral, máquinas e equipamentos, entre outros. Várias empresas participaram do evento pela primeira vez. No Espaço Amipa, puderam conhecer os projetos e serviços prestados pela entidade e suas filiais – a Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) e a Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica).

Como novidade nessa edição, a Associação trouxe para dentro do estande o seu Fundo Social Algobom com o objetivo de promover o projeto e dar visibilidade a duas entidades sociais de Patos de Minas: o Amparo Maternal Eurípedes Novelino, referência em acolhimento, cuidado e desenvolvimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social; e a Fundação de Prevenção e Apoio à Pessoa com Câncer (Pró-Curar-Se), que oferece apoio ao tratamento, recursos essenciais e suporte psicológico e nutricional a pacientes portadores da doença. Com isso, ambas entidades buscaram divulgar seus trabalhos e prospectar parceiros de doações. A Amipa também inovou nessa edição ao criar a “Inscrição Solidária”, uma estratégia apresentada desde a abertura das inscrições on-line e que incentivou os participantes a contribuírem, de forma totalmente voluntária, com a doação por QR code ou cartão. Todo o valor arrecadado com as inscrições será revertido para as entidades.
 
A abertura oficial do Dia de Campo foi feita pelo presidente da Amipa, Daniel Bruxel, e pelo vice-presidente, Inácio Carlos Urban, que deram as boas-vindas aos participantes, destacando a presença das comitivas de cotonicultores familiares do Norte de Minas e dos industriais têxteis, além de autoridades. O coordenador do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), Feliciano Nogueira de Oliveira, também falou sobre a importância do Proalminas para a cotonicultura mineira. Já o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, enalteceu a potencialidade do município no cenário do agronegócio nacional e parabenizou a Associação pelo porte do evento.

Ainda na abertura, a Amipa assinou mais um projeto de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), intitulado “Troca de experiências em manejo agronômico da cultura no aproveitamento integral do algodão”. Dentre outras ações, este projeto prevê a ampliação da capacidade física da Fazenda Experimental da Amipa, com a construção de infraestrutura básica com instalações para operacionalizar a produção de algodão e demais culturas do sistema produtivo. O coordenador geral de Cooperação Técnica África, Ásia e Oceania, Nelci Caixeta, falou sobre a parceria com a Associação nesse e em outros projetos voltadas para países africanos, que têm obtido grande êxito.

Também houve um momento de homenagem da Amipa às empresas que contribuíram para o Fundo Social Algobom neste ano. As presidentes das instituições beneficiadas com as inscrições solidárias do Dia de Campo, Mônica Porto Silveira, diretora do Amparo Maternal Eurípedes Novelino, e Marli Ribeiro de Morais, presidente da Pró-Curar-se, foram convidadas ao palco e entregaram os certificados de “Empresa Solidária” para representantes da Agência Âncora Ltda, América Serviços Terceirizados Ltda, DB Agricultura e Pecuária e Grupo Farroupilha e Procel Processamento Eletrônico de Dados Ltda.

Finalizando a programação da manhã, o economista Samy Dana apresentou a palestra “Qual a projeção para a economia do Brasil em 2023/2024? Como enxergar o cenário do agronegócio para os próximos anos”. Samy Dana, que é PhD em Business e comentarista da rádio Jovem Pan, prevê um cenário bastante otimista para o Brasil, a depender das políticas públicas a serem adotadas pelo governo.

Após o almoço, o engenheiro agrônomo Dr. Ricardo de Andrade Silva, proferiu a palestra técnica “Perfil Físico, Químico e Biológico em Sistemas de Alta Produtividade”. Esta programação da tarde foi coordenada pelo Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (GEAM) – grupo técnico consultivo da Amipa formado por agrônomos, consultores e técnicos especializados no manejo agronômico da cultura do algodão. O evento foi finalizado com um delicioso coffee break.

“Nós, da Amipa, estamos muito satisfeitos com nosso Dia de Campo, que começou na noite anterior com uma reunião com a presença da indústria têxtil, na qual pudemos discutir as dificuldades e como podemos fortalecer esta cadeia produtiva. No Dia de Campo, pudemos encontrar amigos, trocar ideias e discutir sobre o cenário desafiador que temos pela frente. O Brasil vai ter uma safra recorde esse ano, vamos ter muito algodão, e temos que achar como exportar, como vender e para quem; e aqui pudemos conversar e ter uma previsão de como será esse futuro”, avalia o presidente da Amipa, Daniel Bruxel.

O Dia de Campo Amipa foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (MG), por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Fundo Algominas).

Patrocinadores: Autus Chevrolet, Basf, Bayer, Cooperpluma, Cotton Wrap, Ditrasa, Engeman, Exclusiva Bio, FMC Geza, IMA-MT/Comdeagro, IST Cotton, JCO Bioprodutos, Lallemand, Maqnelson, Microgeo, Rech, Sindivest-Fiemg, Syngenta, Tama e TMG.

Saiba mais sobre o evento. 

Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
imprensa@amipaweb.com
(34) 9 9878-9905

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Matriz: Rua Major Gote, 585 – 5º andar, salas 501/502 | Patos de Minas (MG) | CEP 38700-107
Filial 1: Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900
Filial 2: Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica) – Rua Francisco Cândido Xavier, 50 – 1º andar | Uberlândia (MG) | CEP 38405-352 | Tel.: +55 (34) 2589-8900

© 2023 – Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) – Todos os direitos reservados.