noticias/88806-
AMIPA - Notícias > Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 08/10/2021

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

22 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Notícias

08/10/2021

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 08/10/2021

 Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 08/10/2021

Destaque da semana – Esta semana, comemoramos o dia mundial do algodão em 07 de Outubro, data oficial estabelecida pela ONU.  Segundo o órgão, o algodão representa muito mais do que apenas uma commodity, pois sustenta 29 milhões de produtores e beneficia mais de 100 milhões de famílias em 75 países por 5 continentes.

 

- Algodão em NY – Mais uma semana de rally em NY, com o contrato Dez/21 fechando em 111.61 U$c/lp, alta de 5,5% nos últimos 7 dias.  Já o contrato Dez/22 fechou em 88,86 U$c/lp (+3,4%).

 

- Altistas 1 – Há um volume muito grande de vendas on-call (não fixadas pelas fiações).  Existem mais de 3 milhões de toneladas nesta situação. Isso gera uma pressão altista pois para fixar o preço, é preciso comprar um contrato.

 

-  Altistas 2 – Depois de um longo feriado, os mercados reabriram na China hoje (8/10) com limite de alta no algodão na bolsa ZCE, desde o primeiro minuto da abertura até o fechamento.

 

- Altistas 3 – Na China, os produtores têm aumentado a cada dia os pedidos por algodão em caroço. Acreditando em uma oferta menor e demanda maior, algodoeiras (compradoras) têm aceitado pagar patamares próximos ao equivalente a 160 U$c/lp.      

 

-  Altistas 4 - O caos logístico global, com falta de contêineres, congestionamento de portos, restrições por conta da Covid e falta de mão de obra tem piorado a disponibilidade de algodão e contribuído com o rally de preços.

 

-  Altistas 5 - Sem dúvidas a grande presença de fundos especulando com a alta dos mercados têm impulsionado as altas recentes.

 

-  Baixistas 1 - A atual crise energética vivenciada pela Europa, Índia, Brasil e, principalmente, China é um risco real à produção industrial.

 

-  Baixistas 2 – Os atuais patamares de preços têm reduzido o apetite de algumas indústrias, devido à diminuição das margens das fiações.

 

-  Baixistas 3 – O governo Chinês vai realizar mais leilões da reserva e pode adotar medidas para reduzir a especulação com objetivo de reduzir preços.

 

- Dia Mundial do Algodão 1 - A Abrapa promoveu o Brazil Regional Forum no congresso da International Cotton Association (ICA), ontem (7) pela manhã. Na pauta, destaque para a sustentabilidade da produção brasileira e projeções para a safra de 2022.

 

- Dia Mundial do Algodão 2 - O painel, liderado pelo presidente Júlio Busato, reuniu produtores de Mato Grosso e Bahia, que juntos representam mais de 90% da produção brasileira.

 

- Dia Mundial do Algodão 3 - O vice-presidente Alexandre Schenkel representou a Abrapa em dois eventos internacionais em alusão à data comemorativa. Os dois webinars foram realizados em Bangladesh e na Índia.

 

- Dia Mundial do Algodão 4 - Também ontem, o diretor executivo, Márcio Portocarrero, palestrou em evento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O tema foi a atuação institucional da Abrapa.

 

- SouABR 1 - Abrapa, a marca Reserva e as lojas Renner lançaram ontem o inédito Programa SouABR, primeira iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, na cadeia têxtil brasileira. Pelo QR Code na etiqueta, o consumidor poderá acompanhar toda a jornada de produção e confecção da roupa.

 

- SouABR 2 - A primeira coleção será lançada em 7 de outubro pela Reserva, para o público masculino. A Renner entrará, a partir de 2022, com coleção feminina.

 

- Agenda 1 - A presença do Brasil no congresso da ICA, considerado o maior evento mundial do setor, continua hoje, com uma rodada de mercado com tradings que operam no Brasil.

 

- Agenda 2 - Na próxima terça (12/10) o USDA irá divulgar o relatório mensal de oferta e demanda de Outubro.

 

-  Colheita - A colheita de 2021 está finalizada no Brasil.

 

- Beneficiamento - Até ontem (07/10): BA e TO (73%); GO (95%), MA (50%); MG (88%), MS (99%), MT (55%), PI (91%) SP (100%) e PR (100%). Total Brasil: 62% beneficiado.

 

-  Exportações - O Brasil exportou 140,2 mil tons de algodão em setembro/21, os embarques subiram em comparação a agosto/21, quando o volume embarcado foram de apenas 50,7 mil toneladas. Em comparação a setembro/20, o volume embarcado é 11,7% menor.

 

- Safra Brasil 21/22 - A Conab divulgou ontem (07/out) o primeiro levantamento da safra 21/22. A expectativa inicial é de crescimento de 10,2% na área plantada (1,51 milhão de ha) e 13,7% na produção de pluma (2,67 milhões de toneladas). A estimativa é um pouco menor que a divulgada pela ABRAPA em setembro de 2021 (Área: +12,6% ; Produção: +20,3%).

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.