noticias/20077-
AMIPA - Notícias > Proteção aos trabalhadores rurais na colheita de algodão em MG

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

20 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Notícias

20/05/2020

Proteção aos trabalhadores rurais na colheita de algodão em MG

Proteção aos trabalhadores rurais na colheita de algodão em MG

Em meio à pandemia de Covid-19, a Solidaridad Brasil mobiliza parceiros por kits de proteção a diaristas para a coleta da safra e recebe apoio das entidades ligadas aos produtores

 

A pandemia da Covid-19 vem trazendo inúmeros desafios para a segurança de trabalhadoras e trabalhadores das áreas rurais brasileiras, especialmente para agricultores que começam a colher a safra 2019/2020. É o caso de produtoras e produtores de algodão do projeto Tecendo Valor, desenvolvido pela Solidaridad Brasil no Semiárido brasileiro. E para garantir que a colheita seja feita seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para impedir a propagação do novo Coronavírus, 750 kits de proteção individual foram adquiridos em caráter de urgência.

 

O kit, composto por luvas, viseira, marmita e garrafa térmicas, botinas e itens para higienização individual (garrafa para água e sabão líquido) é destinado a 750 diaristas que foram contratados de outras localidades para o período da colheita - normalmente entre os meses de abril e junho. As lavouras de algodão atendidas por eles ocupam uma área de 500 hectares na região de Catuti, Norte de Minas Gerais. Como uma região com grande incidência de agricultura familiar, os produtores não possuem maquinário e dependem da colheita manual.

 

A iniciativa conta com a parceria técnica da Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (Coopercat), que é responsável pela entrega dos kits e treinamento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o uso adequado dos itens. A Coopercat tem apoio da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura do Estado de Minas Gerais (Algominas), por meio Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas).

 

Para o Gerente de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro, a ação reconhece o trabalho de produtores que seguem trabalhando durante a pandemia. "A segurança dos trabalhadores rurais é uma prioridade para a Solidaridad. E pela preocupação que tivemos com os riscos de exposição deles ao novo Coronavírus, nós estamos promovendo esta ação de proteção em parceria com as associações”, afirma.

 

O projeto Tecendo Valor vem desde 2016 apoiando a produção de algodão sustentável por meio de boas práticas agrícolas e o uso de irrigação suplementar por gotejo. O objetivo é garantir a certificação BCI, que busca um futuro mais sustentável para os agricultores familiares do norte de Minas Gerais e do sudoeste da Bahia. O projeto contempla mais de 500 produtores e busca fortalecer as cooperativas locais.

 

Sobre a Solidaridad Brasil

 

A Solidaridad Brasil é uma organização internacional da sociedade civil que atua há mais de uma década no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária. Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática do país e do mundo. Atualmente desenvolve com seus parceiros iniciativas de sustentabilidade nas seguintes cadeias: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.

 

 

Globalmente, a Solidaridad conta com mais de meio século de atuação em mais de 40 países. Promove parcerias e soluções inovadoras junto a governos, organizações, cooperativas e empresas para apoiar produtoras e produtores rurais a produzir melhor e reduzir o impacto climático da produção de alimentos. Sua missão é garantir a transição para uma economia inclusiva e sustentável, que maximiza o benefício para as pessoas e o planeta.

 

Contato para imprensa

Luiz Fernando Campos

Gerente de Comunicação Solidaridad Brasil luiz.campos@solidaridadnetwork.org (11) 99987-5799

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.