noticias/15533-
AMIPA - Notícias > Minas Atende simplifica serviços do IMA e facilita atendimento ao cidadão

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

20 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Notícias

04/10/2019

Minas Atende simplifica serviços do IMA e facilita atendimento ao cidadão

Minas Atende simplifica serviços do IMA e facilita atendimento ao cidadão

Projeto piloto realizado em parceria com o instituto vai desburocratizar serviço de registro de agroindústria

ícone de compartilhamento

Em breve, os usuários que solicitarem o Registro de Estabelecimento e o Registro de Rótulo de Produtos de Origem Animal, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), terão mais facilidade. A mudança deve-se à implantação dos serviços no programa Minas Atende, do Governo de Minas, que visa simplificar e melhorar o atendimento aos cidadãos mineiros.

 

O projeto piloto desenvolvido pelo IMA, com orientação e apoio da Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental (SCIM) e da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi apresentado, nesta sexta-feira (4/10), para o corpo técnico e diretoria do instituto, Emater-MG e servidores que atuam diretamente no processo.

 

A novidade busca formas de simplificar os serviços - que antes eram completamente presenciais e exigiam uma extensa documentação dos usuários - numa plataforma cem por cento digital, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

Maior agilidade

 

Com a implantação do projeto piloto, o cidadão poderá solicitar o serviço sem necessidade de se deslocar até uma unidade do IMA e os escritórios não precisarão receber a documentação física. Além disso, usuários e servidores terão mais facilidade para consultar o andamento dos processos de registro e serão eliminadas etapas e documentos desnecessários.

 

Assim, a transformação dos serviços propiciará mais agilidade nos processos, eliminação nos custos de impressão e de entrega dos certificados, dentre outros benefícios para o cidadão e para os servidores que executam os processos.

 

De acordo com a superintendente da SCIM, Ana Flávia Castro de Morais, inicialmente foi preciso entender como os serviços eram executados para, a partir de então, propor ideias e soluções para os desafios enfrentados, sempre com foco em atender as necessidades do usuário.  “Após muito estudo, foram realizados testes para estruturação e aprimoramento do serviço no SEI”, diz.

 

Para o diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo, esse é apenas o início do processo de automatização e simplificação dos processos no IMA. “Temos um longo caminho pela frente. Vamos contribuir para impulsionar a atividade econômica do estado, com o funcionamento da cadeia produtiva do agronegócio cada vez mais eficaz, de forma simplificada e desburocratizada”, diz.

 

Quem também fala sobre a importância do processo é a servidora da Coordenadoria de Inovação e Modernização de Defesa Agropecuária (CIM) do IMA, Luciana de Castro: “A parceria com a Seplag foi fundamental, assim como o envolvimento de todos os servidores da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA. Temos o desafio de expandir os resultados desse projeto para outros serviços prestados”, revela.

 

O sistema já está implantado no SEI e será disponibilizado para o cidadão após a fase de treinamento dos servidores envolvidos no processo.

 

O programa

 

O Programa Minas Atende, coordenado pela Seplag, foi lançado em julho deste ano pelo governador Romeu Zema. O objetivo é a simplificação de procedimentos, a inovação dos serviços públicos, com foco na digitalização de processos, e a melhoria do relacionamento com o cidadão.

 

Para desburocratizar e atingir as metas do governo, serão utilizadas ferramentas como o MG App, que tem mais de 1 milhão de downloads, ou o SEI!MG, que já reduziu mais de 80% da circulação de papel dentro do Estado e permite ao cidadão o peticionamento eletrônico de documentos, evitando que precise entregá-los em uma unidade do Governo de Minas Gerais.

 

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.