noticias/13697-
AMIPA - Notícias > Seapa MG certifica 52 empresas participantes do Proalminas

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

19 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Notícias

26/11/2018

Seapa MG certifica 52 empresas participantes do Proalminas

Seapa MG certifica 52 empresas participantes do Proalminas

Programa do governo do estado estimula a produção e comercialização de algodão em Minas

 

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) realizou mais uma solenidade de entrega do certificado de participação no Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). Neste ano, 52 empresas, sendo 40 matrizes e 12 filiais, receberam o certificado, um número quase 37% maior que o no ano passado, quando 38 foram certificadas.

 

O evento aconteceu no dia 23 deste mês, às 19h, no salão da Fiemg, em Belo Horizonte, e contou com a participação da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) como representante do setor produtivo e responsável pelo fornecimento da pluma às indústrias mineiras participantes do Proalminas.

 

Além de homenagear as empresas integrantes do programa, a outorga do certificado objetiva estimular a adesão de outras empresas bem como incentivar a produção de algodão no estado. As empresas participantes do Programa e possuidoras do certificado - conferido anualmente pela Seapa - recebem, entre outros benefícios, a isenção de parte do ICMS incidente sobre os produtos industrializados a partir do algodão.

 

Segundo a Amipa, a indústria têxtil mineira ocupa o quarto lugar no ranking nacional e mantém polos de produção espalhados em vários territórios do estado, com importância socioeconômica estratégica para a economia dos municípios, especialmente no Norte de Minas, onde o cultivo do algodão tem uma ligação tradicional com a agricultura familiar e os pequenos produtores.

 

Proalminas

 

Implantado em 2003 pelo governo estadual e coordenado pela Seapa, o Proalminas tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do algodão com normas que garantem benefícios tanto à indústria quanto aos produtores mediante o cumprimento de alguns critérios. Entre eles está o compromisso da indústria têxtil de comprar uma cota do algodão produzido e beneficiado no território mineiro.

 

Além de garantir a comercialização para o produtor, o acordo estabelece o pagamento pelo preço de mercado, com um adicional de + 7,85% no valor. Por sua vez, os cotonicultores devem fornecer o produto com o Certificado de Origem e Qualidade emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Seapa.

 

Na outra ponta da cadeia, as indústrias têxteis têm assegurada a desoneração fiscal junto à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), por meio da desoneração de 41,66% do crédito presumido de ICMS ao adquirirem o algodão certificado dos produtores mineiros, viabilizando a competitividade da tradicional indústria têxtil mineira. Com o benefício fiscal, a indústria destina 1,5% dos recursos ao Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura (Algominas), responsável pelos investimentos no aprimoramento da atividade no estado.

 

Fonte: Imprensa Amipa

Evaldo Rosa Pighini

 

Foto Proalminas 1: crédito: Divulgação

Legenda: O presidente da Amipa, Daniel Bruxel, faz a entrega do certificado do Proalminas ao diretor da Tear Têxtil, Eugênio da Fonseca; ao lado, à direita, o diretor da Estamparia S/A, Rogério Mascarenhas Cezarini

 

Foto Proalminas 2 – crédito: Divulgação

Legenda: Décio Bruxel, Daniel Bruxel, Lício Pena e Marcos Bruxel representaram a Amipa na entrega do Certificado Proalminas; junto na foto (o segundo da direita para a esquerda), André Lopes, gerente da Cooperpluma

 

Foto Proalminas 3 – crédito: Divulgação

Legenda: O presidente da Amipa, Daniel Bruxel, destacou em seu pronunciamento a importância do Proalminas para a cotonicultura mineira

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.