TESTE HVI
HVI (High Volume Instrument) é o equipamento que dá nome à análise responsável por mensurar as propriedades essenciais da fibra do algodão, importantes tanto para o mercado cotonicultor quanto para as empresas têxteis.
Por meio da tecnologia HVI são analisadas diversas características da fibra, como:
* Comprimento (UHML)
* Uniformidade do comprimento (UI)
* Índice de fibras (SFI)
* Resistência (STR)
* Alongamento (ELG)
* Micronare (finura) (MIC)
* Maturidade da fibra (MR)
* Grau de cinza reflectância (RD)
* Grau de amarelamento (+b)
* Trash folha (o que não é fibra)
CLIMATIZAÇÃO
A sala de climatização de amostras possui um ambiente no qual são controladas a temperatura e a umidade relativa do ar, conforme normas NBR ISO 139:2008 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): temperatura 20ºC (±2) e umidade 65% (±4).
CARAMELIZAÇÃO
Análise que visa determinar os níveis de açúcar encontrados nas fibras de algodão, informação de extrema importância para a indústria têxtil na garantia da integridade e consequente qualidade de fios e tecidos produzidos, evitando-se a pegajosidade causada pelo excesso de açúcar na matéria-prima.
TAKE-UP
O take up se dá pela conferência da qualidade do algodão em pluma pelo comprador têxtil. São preparados os lotes para avaliação, incluindo a classificação visual padrão universal e o relatório do teste HVI, elaborados no próprio laboratório.
CLASSIFICAÇÃO VISUAL
Consiste na análise física das características extrínsecas da pluma de algodão e que permite enquadrá-la nas referências estabelecidas pelo Padrão Universal do USDA, quanto a:
* Tipo (brilho);
* Cor (white, light spot, spotted, tinged, yellow stained);
* Comprimento da fibra;
* Impurezas e folhas (leaf, trash);
* Contaminantes (materiais estranhos);
* Beneficiamento e outras.