Fomento > Ações
21/03/2013
1ª REUNIÃO DE 2013

O primeiro encontro técnico dos membros do Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (Geam de 2013 foi promovido em Uberlândia, em 21 de março, nas dependências da Central de Classificação de Fibra do Algodão (Minas Cotton). Uma de suas finalidades foi deliberar sobre a aquisição de inseticidas para o Programa de Mineiro de Combate ao Bicudo (PMCB). Foi também promovida mesa redonda sobre formas de manejo e combate à lagarta Helicoverpa, que vem assolando várias regiões produtoras do país.
Participaram do encontro os técnicos, agrônomos e os consultores atuantes nas áreas mineiras de produção de algodão das regiões do Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro/Pontal. Compareceu também, o novo coordenador do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), Walter Antônio Adão, para conhecer as atividades empreendidas pela Amipa e pelo Geam no desenvolvimento de pesquisas e no combate a pragas em todas as regiões cotonicultoras do Estado.
Lício Pena, diretor-executivo da Amipa foi o mediador e coordenador dos trabalhos. Abriu a reunião agradecendo a presença e o importante comprometimento de todos com a cotonicultura mineira. Em seguida, ele apresentou os trabalhos de pesquisa viabilizados pela Amipa com instituições parceiras regionais e nacionais.
O técnico responsável pelos projetos de campo da Associação, Lusimar Eugênio, expôs um gráfico com um diagnóstico sobre a situação das pragas nas regiões mineiras que produzem algodão.
Os debates foram abertos e então citadas as aplicações de produtos no combate às pragas, com destaque das mais eficientes e também das perdas ocorridas, além de ser enfatizada a situação preocupante, no Noroeste, motivada pela ação da mosca branca.
HELICOVERPA GERA PROTOCOLO
Na sequência, como consultor convidado do município de Luis Eduardo Magalhães (BA), Paulo Saran abordou o tema Helicoverpa, a partir da experiência vivenciada pelos produtores e governo da Austrália no combate e controle da praga no algodoeiro.
Em discussão, considerando todas as alternativas de controle e as variedades disponíveis no mercado, os membros do Geam instituíram protocolo de boas práticas agronômicas para convivência com a lagarta, abrangendo controles químicos, biológicos, culturais, rotação de culturas e escolha de variedades adequadas.
Informações adicionais sobre as discussões do Geam poderão ser obtidas com Lusimar Eugênio, na Amipa, pelo telefone (34) 3821-5828 ou pelo e-mail lusimar@amipa.com.br.