Priorizando a excelência no atendimento às necessidades do cotonicultor associado e à produção do algodão em Minas Gerais, em agosto de 2011 a Amipa criou o Geam. Composto por consultores e agrônomos atuantes nas áreas produtoras do Estado – Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e Triângulo Mineiro/Pontal – o Grupo atua sob a liderança e coordenação da entidade, tendo também como mantenedores o Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura do Estado de Minas Gerais (Algominas), produtores rurais associados e empresas privadas do Estado.
Concebido como braço técnico da entidade e como gestor nas demandas científicas, a atuação do Geam está centrada em viabilizar pesquisa e a experimentação agrícola específicas para o algodão cultivado em Minas, contando com o empenho da diretoria da Associação para fortalecer sua presença em fóruns do Brasil e no exterior, como forma de atingir esses objetivos.
MISSÃO
Promover as boas práticas agronômicas e o desenvolvimento da pesquisa agrícola, gerando informações para o agronegócio do algodão mineiro, de maneira integrada, sustentável, atendendo às necessidades do setor produtivo.
VISÃO
Ser referência técnica para todo o Estado de Minas Gerais.
FINALIDADES E OBJETIVOS
- Trocar informações e difundir tecnologias.
- Validar pesquisas estatais e privadas por meio de implantação e observação em nível de campo.
- Desenvolver programas visando a prestação de serviços e o fornecimento de material de interesse dos associados com a finalidade de aperfeiçoar suas atividades.
- Apoiar e organizar eventos para difusão de tecnologia como dias de campo e seminários técnicos, entre outros.
- Fomentar e criar treinamentos destinados à capacitação técnica de colaboradores e produtores associados.
- Realizar convênios com entidades nacionais e/ou estrangeiras visando à colaboração e ao desenvolvimento de trabalhos de interesse mútuo.
- Desenvolver, acompanhar e validar os resultados: do Programa Mineiro de Combate ao Bicudo (PMCB); do Programa Mineiro de Georreferenciamento e Medição de Áreas (PMGMA); do Projeto de Retomada do Algodão (PRA) e do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Algodoeira Segura (AS).
- Criar a Fundação MG, entidade jurídica de direito privado, com o objetivo de prestar consultoria, realizar pesquisas e difundir tecnologias.