Cursos e Treinamentos > 2016_ENCONTRO TÃCNICO
07/10/2016
2016_ENCONTRO TÉCNICO

De maneira a atualizar o conhecimento dos profissionais que atuam nas unidades produtivas dos produtores associados, acerca do controle de pragas por meio da utilização de químicos e de agentes biológicos - como o Trichogramma pretiosum -, a Amipa promoveu o Encontro Técnico 2016, no dia 6 de outubro, em auditório da nova filial de Uberlândia, com o tema Manejo Fitossanitário do Algodão Mineiro: Abordagens Química e Biológica.
A abertura do Encontro Técnico teve início com a palavra do diretor executivo da Associação, Lício Pena, também mediador do evento, que pontuou o trabalho da entidade com o Projeto Fitossanitário destinado ao monitoramento e controle de pragas do algodão.
A programação seguinte consistiu em duas apresentações técnicas, a primeira delas executada pela doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Maria Amélia dos Santos - também professora titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -, sobre o Manejo de Nematoides no Sistema Produtivo com Algodão, Soja e Milho. Logo após, apresentação de Alexandre Sene, doutor em Entomologia e professor do Centro Universitário Moura Lacerda, sobre o tema Manejo Biológico de Pragas nas Grandes Culturas.
O evento contou com a participação de 36 profissionais, entre eles agrônomos, gerentes de fazenda e de produção, técnicos de levantamento de campo, membros do Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (Geam), representantes de empresas do setor de defensivos e de multinacionais. Presente ao Encontro Técnico, Daniel Bruxel, vice-presidente da Amipa, afirmou tratar-se de uma “importante oportunidade para capacitação das equipes das fazendas, servindo também para despertar o interesse de todos no uso dessa importante ferramenta de manejo, que é o controle biológico”.
De acordo com Lício Pena, o evento atingiu os objetivos de congregar importantes profissionais do algodão para debater sobre controle de pragas e de oferecer a eles conhecimento atualizado sobre o assunto. “Focamos neste ano em dois temas de suma importância para a cotonicultura estadual: a nematologia e o controle biológico. Ambos fazem parte, estrategicamente, de dois projetos da Associação hoje em plena implementação, que vêm a ser o mapeamento de ocorrências nas lavouras via drone e a Fábrica de Produtos Biológicos”, esclareceu o diretor executivo.
Realizado com o apoio do Iba, o evento integra plano de treinamento previsto nos objetivos do Projeto Fitossanitário da Associação, com a finalidade de orientar produtores, técnicos e gestores sobre as melhores práticas no controle e manejo integrado de pragas da cotonicultura.