Cursos e Treinamentos > 2015_AGENDA DE TREINAMENTOS ABR 2015 Ã ENCERRADA PELA AMIPA
03/12/2015
2015_AGENDA DE TREINAMENTOS ABR 2015 É ENCERRADA PELA AMIPA

Realizados no período de setembro a novembro, os treinamentos ofertados pela Associação Mineira dos Produtores de Algodão, Amipa, aos produtores associados e aderidos ao programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) atenderam 893 trabalhadores rurais. Foram 11 fazendas atendidas nas 3 regiões de Minas produtoras de algodão: Noroeste de Minas (7), Norte de Minas (2) e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (2).
Os temas ministrados nos treinamentos foram definidos pela Amipa em parceria com os associados visando o atendimento personalizado e conforme demanda apresentada pelas unidades produtivas. Entre as matérias ministradas aos trabalhadores destacaram-se: Proteção Respiratória; Higienização de Vestimentas Utilizadas na Aplicação de Agroquímicos; Proteção das Mãos; Noções de Ergonomia; Prevenção e Combate a Incêndios; Segurança no Armazenamento e no Transporte de Agroquímicos; Primeiros Socorros; Uso, Conservação e Higienização de EPIs; Segurança e Saúde no Trabalho com Líquidos Inflamáveis e Combustíveis - NR 20.
A agenda de treinamentos foi organizada pela Associação pelo terceiro ano consecutivo e durante todo esse período mais de 2 mil trabalhadores foram treinados.
A realização dos treinamentos é parte integrante do trabalho executado pela entidade por meio do Projeto de Sustentabilidade para o Algodão Brasileiro Responsável (ABR)/Better Cotton Initiative (BCI), que tem apoio financeiro do Instituto Brasileiro de Algodão (Iba) e suporte dos produtores associados.
Segundo Lício Pena, direto executivo da Amipa, “a realização de treinamentos proporciona a capacitação dos trabalhadores e o aprimoramento de suas habilidades, além de aproximá-los de seus gestores e da própria Amipa. Esses treinamentos devem ser enxergados como um investimento e não como um custo para as propriedades. O trabalhador rural treinado torna-se mais produtivo e a cultura de capacitação instalada na propriedade é benéfica, pois aperfeiçoa a comunicação entre os setores e, naturalmente, gera uma maior motivação aos colaboradores”.