Cursos e Treinamentos > 2013_ABRAPA E AMIPA REALIZAM REUNIÃO DE MOBILIZAÃÃO DO ABR SAFRA 2013/14
10/12/2013
2013_ABRAPA E AMIPA REALIZAM REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO DO ABR SAFRA 2013/14

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) iniciou no dia 10 de dezembro as reuniões de mobilização do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), sempre em parceria com as associações estaduais.
O ponto de partida da nova safra foi Chapadão do Sul – MS, no dia 10, às 18h30. No dia seguinte, 11 de dezembro, na cidade de Mineiros – GO, os produtores locais puderam conferir as iniciativas do programa, forma de trabalho e adesão. O evento foi às 8h e contou com a parceria da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa).
No dia 13 foi a vez dos produtores mineiros. O encontro, a partir das 8h, aconteceu em Patos de Minas com a presença de profissionais das áreas de saúde e segurança no trabalho prestadores de serviços dos produtores associados à Amipa, consultores de meio ambiente e colaboradores da Associação. As atividades foram iniciadas com Elton Caixeta, coordenador dos projetos de Sustentabilidade da Amipa, com a apresentação dos resultados obtidos pela entidade com o ABR na safra 2012/13, e encerradas com Denilson Galbero, gestor de Sustentabilidade da Abrapa, apresentando as diretrizes do programa para a temporada 2013/14.
Na Bahia, o programa foi lançado no dia 18 de dezembro, a partir das 19h, em Luís Eduardo Magalhães.
O programa Algodão Brasileiro Responsável é uma iniciativa da Abrapa e de suas Estaduais para unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil. A partir da safra 2013/14, o produtor certificado pelo ABR será, se assim quiser, automaticamente licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI).
O ABR baseia-se em princípios relacionados aos três pilares básicos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Em sua primeira safra de funcionamento, o ABR certificou 216 fazendas. As propriedades estão nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão e Minas Gerais. Juntas, elas representam 469.744 hectares de área plantada e uma produção de 753.608 toneladas de pluma.
Atuante desde 2005, a BCI opera como uma associação sem fins lucrativos. É aberta a qualquer setor ou organização envolvido ou interessado na cadeia econômica do algodão, e que apoie a sua missão, comprometida com a causa da sustentabilidade. Seu princípio norteador é tornar a produção de algodão mundial benéfica para quem produz, para o ambiente e para a continuidade do setor da cotonicultura. Grandes empresas como Nike, H&M e Adidas fazem parte do grupo que utiliza o algodão Better Cotton em suas fabricações.