eventos/treinamento/19992-
AMIPA - Cursos e Treinamentos > 2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NORTE DE MINAS

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

21 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Cursos e Treinamentos > 2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NORTE DE MINAS

08/10/2013

2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NORTE DE MINAS

2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NORTE DE MINAS

A Amipa, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (Coopercat), o Instituto Solidariedad e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em uma iniciativa pautada pela sustentabilidade da produção de algodão, realizaram uma campanha itinerante de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, no mês de outubro, junto a dois municípios que abrigam áreas produtoras no Norte de Minas, caso de Catuti (dias 08 e 09) e Mato Verde (dias 10 e 11).

 

Nos pontos de coleta organizados pelas entidades, com apoio do Instituto Mineiro de Agricultura (Ima) – seccional da cidade de Espinosa -, da Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Norte de Minas (Arpanorte) e prefeituras municipais, 150 produtores familiares de algodão fizeram a entrega de 3.733 embalagens, em sua maioria unidades plásticas de 1 litro (1.185), 5 litros (651) e 20 litros (415), sendo também representativo o total de sacos de 30 gramas: 843 unidades. Os pontos de Catuti localizaram-se na Praça da Estação e Comunidade de Vista Alegre; de Mato Verde, no Distrito de São João do Bonito e na antiga Usina de Algodão.

 

Segundo o assessor técnico da Coopercat, José Tibúrcio de Carvalho Filho, com tal resultado, a campanha cumpriu sua finalidade de conscientização sobre a devolução e a destinação correta das embalagens, além de reforçar os princípios do correto descarte, como a tríplice lavagem e a inutilização dos vasilhames por meio da sua perfuração.

 

Ele destaca a importância dessa campanha, afirmando que existe tanto desinformação quanto descumprimento da legislação em vigor, em especial a outros elos da cadeia produtiva, como os comerciantes informais que levam produtos (agrotóxicos) aos agricultores sem a prescrição adequada. Por outro lado, afirma, a significativa participação dos produtores atendeu às expectativas, mobilizando em razão de uma extensa e prévia divulgação, por meio de: rádio, som volante, cartazes, folders e faixas.

 

O assessor comenta que essa ação deverá ser repetida ao menos uma vez por ano, possivelmente participando das campanhas do Inpev, como o Dia Nacional do Campo Limpo, sempre de forma itinerante e com coleta direta nas comunidades rurais. “A predominância de pequenos volumes de aquisição pelos agricultores dificulta sua devolução nos locais de recepção dessas embalagens, o mais próximo situado no município de Janaúba – a 100 km de distância de Catuti e Mato Verde”, justifica ele.

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.