Cursos e Treinamentos > 2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÃXICOS NO NORTE DE MINAS
08/10/2013
2013_CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NORTE DE MINAS

A Amipa, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (Coopercat), o Instituto Solidariedad e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em uma iniciativa pautada pela sustentabilidade da produção de algodão, realizaram uma campanha itinerante de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, no mês de outubro, junto a dois municípios que abrigam áreas produtoras no Norte de Minas, caso de Catuti (dias 08 e 09) e Mato Verde (dias 10 e 11).
Nos pontos de coleta organizados pelas entidades, com apoio do Instituto Mineiro de Agricultura (Ima) – seccional da cidade de Espinosa -, da Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Norte de Minas (Arpanorte) e prefeituras municipais, 150 produtores familiares de algodão fizeram a entrega de 3.733 embalagens, em sua maioria unidades plásticas de 1 litro (1.185), 5 litros (651) e 20 litros (415), sendo também representativo o total de sacos de 30 gramas: 843 unidades. Os pontos de Catuti localizaram-se na Praça da Estação e Comunidade de Vista Alegre; de Mato Verde, no Distrito de São João do Bonito e na antiga Usina de Algodão.
Segundo o assessor técnico da Coopercat, José Tibúrcio de Carvalho Filho, com tal resultado, a campanha cumpriu sua finalidade de conscientização sobre a devolução e a destinação correta das embalagens, além de reforçar os princípios do correto descarte, como a tríplice lavagem e a inutilização dos vasilhames por meio da sua perfuração.
Ele destaca a importância dessa campanha, afirmando que existe tanto desinformação quanto descumprimento da legislação em vigor, em especial a outros elos da cadeia produtiva, como os comerciantes informais que levam produtos (agrotóxicos) aos agricultores sem a prescrição adequada. Por outro lado, afirma, a significativa participação dos produtores atendeu às expectativas, mobilizando em razão de uma extensa e prévia divulgação, por meio de: rádio, som volante, cartazes, folders e faixas.
O assessor comenta que essa ação deverá ser repetida ao menos uma vez por ano, possivelmente participando das campanhas do Inpev, como o Dia Nacional do Campo Limpo, sempre de forma itinerante e com coleta direta nas comunidades rurais. “A predominância de pequenos volumes de aquisição pelos agricultores dificulta sua devolução nos locais de recepção dessas embalagens, o mais próximo situado no município de Janaúba – a 100 km de distância de Catuti e Mato Verde”, justifica ele.