Destaques
11/08/2021
Edição 2021 do Circuito Técnico Amipa é encerrada com sucesso
,-na-fazenda-experimental-da-amipa.jpg.jpg)
No dia 4 de agosto, aconteceu a sexta visita do Circuito Técnico Amipa 2021 (CTA), encerrando a inédita edição do evento em Minas Gerais. A visita foi organizada na empresa Agropecuária Nova América, Fazenda Gleba da Barra, em Brasilândia de Minas, região Noroeste.
Respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo Programa Minas Consciente, 51 pessoas – entre produtores de algodão, agrônomos, consultores e técnicos – participaram de palestras ministradas pelo Dr. Rafael Galbieri, com o tema “Manejo de Nematoides no Algodoeiro”, e pelo Dr. Edson R. Andrade Junior abordando “Manejo de Plantas Daninhas e Destruição de Soqueiras”.
Segundo Lício Augusto Pena de Sairre, diretor-executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), o CTA foi criado para suprir a realização do tradicional Dia de Campo. Em razão da pandemia, em 2020 o evento foi realizado de forma virtual, mas este ano a entidade optou por realizar visitas técnicas às lavouras de algodão, nas quais os visitantes pudessem ser acompanhados por especialistas membros do Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (GEAM) e por pesquisadores.
“Consideramos essa experiência de visitas técnicas bastante exitosa e muito proveitosa. O público gostou muito desse formato, porque há uma participação muito grande do visitante, tudo é discutido em uma roda de pessoas dentro da lavoura, com o debate intermediado por um palestrante diferente em cada visita. Estamos bastante satisfeitos com nosso circuito”, conclui Lício Pena.
O CTA 2021 teve início no dia 8 de abril, na Fazenda Experimental da Amipa localizada em Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e contou com um público de 30 pessoas. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da entidade, Daniel Bruxel, e registrou a presença do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, de cotonicultores associados e produtores da Bahia, além da participação do palestrante Dr. Fábio Escher, professor de Fisiologia de Plantas. O intuito da primeira visita do CTA foi visitar os campos demonstrativos da Amipa e conhecer os ensaios de variedades e as pesquisas da safra 2020/2021.
A segunda visita, ocorrida em 6 de maio também na Fazenda Experimental da entidade, foi planejada para receber gerentes e técnicos das fazendas mineiras produtoras de algodão, com visita guiada por Washington Ribeiro, gerente da Fazenda São Luís; Junio César, agrônomo de produção da Fazenda Farroupilha; e José Lusimar Eugênio, agrônomo da Associação – todos membros do GEAM. Os profissionais promoveram um bate-papo técnico com os 50 participantes do Circuito, abordando temas como manejo, nutrição de plantas e controle de crescimento de regulador, sempre com o viés de mostrar todas as variedades, como elas se comportam, época de plantio, populações de plantas diferentes.
Os três eventos seguintes do CTA ocorreram na região Norte de Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de maio, e foram planejados para atender especificamente aos agricultores familiares. No dia 18 ocorreram duas etapas do Circuito: na Fazenda Bom Sucesso, no município de Porteirinha (MG); e na Fazenda Córrego Santo, no município de Santo Antônio do Retiro (MG). Nestes encontros, os produtores de algodão e os interessados na cotonicultura puderam conversar com Wanderley Oishi – consultor que atende grandes grupos de produção de algodão e membro do GEAM –, contratado pela Amipa para tirar dúvidas dos agricultores locais sobre a commodity e mostrar boas técnicas no manejo da fibra no semiárido.
No dia 19 o Circuito aconteceu na Fazenda Barreirinho, em Espinosa-MG. Assim como em Porteirinha, foram discutidas as novas tecnologias no manejo das plantas, crédito rural para os pequenos agricultores e infraestrutura para as propriedades, principalmente a mecanização da colheita. Também foi abordada a expectativa de se triplicar a área plantada de algodão na região do semiárido, atribuída ao sucesso no combate à praga do bicudo-do-algodoeiro (com zero dano à plantação). Juntos, os três encontros na região atingiram público de 190 produtores.
Segundo Daniel Bruxel, presidente da Amipa, a pandemia impediu a realização do Dia de Campo, mas avalia que o CTA 2021 foi um sucesso. “Tivemos que dividir o evento em seis etapas, com a presença de um público menor em cada uma delas, mas os participantes puderam interagir mais e tirar suas dúvidas diretamente com os palestrantes que acompanharam as visitas. Esperamos que em 2022 possamos voltar a fazer nosso Dia de Campo, mas se não for possível, continuaremos com o CTA, nesse formato que foi um sucesso”, declarou Daniel.
O CTA 2021 teve como parceiros: Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Syngenta, Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti Ltda. (Coopercat), Instituto Solidaridad, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Prefeitura Municipal de Porteirinha, Prefeitura Municipal de Espinosa, Agropecuária Nova América, Multitécnica e Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt).
Foto 1: Primeira visita do CTA realizada em 8 de abril em Patos de Minas (MG), na Fazenda Experimental da Amipa
Foto 2: Segunda visita do CTA realizada em 6 de maio em Patos de Minas (MG), na Fazenda Experimental da Amipa
Foto 3: Terceira visita do CTA realizada em 18 de maio em Porteirinha (MG), na Fazenda Bom Sucesso
Foto 4: Quarta visita do CTA realizada em 18 de maio em Santo Antônio do Retiro (MG), na Fazenda Córrego Santo
Foto 5: Quinta visita do CTA realizada em 18 de maio em Espinosa (MG), na Fazenda Bom Sucesso
Foto 6: Sexta visita do CTA realizada em 4 de agosto em Brasilândia de Minas (MG), na Fazenda Gleba da Barra/Agropecuária Nova América Ltda.
Créditos: acervo Amipa 2021/Cheese Filmes (1, 2 e 6) e Marcplus (3, 4 e 5)
Silvia Alves
Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)
Fone: (34) 99819-9082
WhatsApp: (61) 99606-9905
Siga a Amipa:
Insta/Face: @amipa.algodaomg
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCIzT7SEpgyHeQce9PzUdHEg