destaques/80298-
AMIPA - Destaques > Edição 2021 do Circuito Técnico Amipa é encerrada com sucesso

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

22 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

11/08/2021

Edição 2021 do Circuito Técnico Amipa é encerrada com sucesso

Edição 2021 do Circuito Técnico Amipa é encerrada com sucesso

 

 

 

 

 

No dia 4 de agosto, aconteceu a sexta visita do Circuito Técnico Amipa 2021 (CTA), encerrando a inédita edição do evento em Minas Gerais. A visita foi organizada na empresa Agropecuária Nova América, Fazenda Gleba da Barra, em Brasilândia de Minas, região Noroeste.

 

Respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo Programa Minas Consciente, 51 pessoas – entre produtores de algodão, agrônomos, consultores e técnicos – participaram de palestras ministradas pelo Dr. Rafael Galbieri, com o tema “Manejo de Nematoides no Algodoeiro”, e pelo Dr. Edson R. Andrade Junior abordando “Manejo de Plantas Daninhas e Destruição de Soqueiras”.

 

Segundo Lício Augusto Pena de Sairre, diretor-executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), o CTA foi criado para suprir a realização do tradicional Dia de Campo. Em razão da pandemia, em 2020 o evento foi realizado de forma virtual, mas este ano a entidade optou por realizar visitas técnicas às lavouras de algodão, nas quais os visitantes pudessem ser acompanhados por especialistas membros do Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (GEAM) e por pesquisadores.

 

“Consideramos essa experiência de visitas técnicas bastante exitosa e muito proveitosa. O público gostou muito desse formato, porque há uma participação muito grande do visitante, tudo é discutido em uma roda de pessoas dentro da lavoura, com o debate intermediado por um palestrante diferente em cada visita. Estamos bastante satisfeitos com nosso circuito”, conclui Lício Pena.

 

O CTA 2021 teve início no dia 8 de abril, na Fazenda Experimental da Amipa localizada em Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e contou com um público de 30 pessoas. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da entidade, Daniel Bruxel, e registrou a presença do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, de cotonicultores associados e produtores da Bahia, além da participação do palestrante Dr. Fábio Escher, professor de Fisiologia de Plantas. O intuito da primeira visita do CTA foi visitar os campos demonstrativos da Amipa e conhecer os ensaios de variedades e as pesquisas da safra 2020/2021.

 

A segunda visita, ocorrida em 6 de maio também na Fazenda Experimental da entidade, foi planejada para receber gerentes e técnicos das fazendas mineiras produtoras de algodão, com visita guiada por Washington Ribeiro, gerente da Fazenda São Luís; Junio César, agrônomo de produção da Fazenda Farroupilha; e José Lusimar Eugênio, agrônomo da Associação – todos membros do GEAM. Os profissionais promoveram um bate-papo técnico com os 50 participantes do Circuito, abordando temas como manejo, nutrição de plantas e controle de crescimento de regulador, sempre com o viés de mostrar todas as variedades, como elas se comportam, época de plantio, populações de plantas diferentes.

 

Os três eventos seguintes do CTA ocorreram na região Norte de Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de maio, e foram planejados para atender especificamente aos agricultores familiares. No dia 18 ocorreram duas etapas do Circuito: na Fazenda Bom Sucesso, no município de Porteirinha (MG); e na Fazenda Córrego Santo, no município de Santo Antônio do Retiro (MG). Nestes encontros, os produtores de algodão e os interessados na cotonicultura puderam conversar com Wanderley Oishi – consultor que atende grandes grupos de produção de algodão e membro do GEAM –, contratado pela Amipa para tirar dúvidas dos agricultores locais sobre a commodity e mostrar boas técnicas no manejo da fibra no semiárido.

 

No dia 19 o Circuito aconteceu na Fazenda Barreirinho, em Espinosa-MG. Assim como em Porteirinha, foram discutidas as novas tecnologias no manejo das plantas, crédito rural para os pequenos agricultores e infraestrutura para as propriedades, principalmente a mecanização da colheita. Também foi abordada a expectativa de se triplicar a área plantada de algodão na região do semiárido, atribuída ao sucesso no combate à praga do bicudo-do-algodoeiro (com zero dano à plantação). Juntos, os três encontros na região atingiram público de 190 produtores.

 

Segundo Daniel Bruxel, presidente da Amipa, a pandemia impediu a realização do Dia de Campo, mas avalia que o CTA 2021 foi um sucesso. “Tivemos que dividir o evento em seis etapas, com a presença de um público menor em cada uma delas, mas os participantes puderam interagir mais e tirar suas dúvidas diretamente com os palestrantes que acompanharam as visitas. Esperamos que em 2022 possamos voltar a fazer nosso Dia de Campo, mas se não for possível, continuaremos com o CTA, nesse formato que foi um sucesso”, declarou Daniel.

 

O CTA 2021 teve como parceiros: Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Syngenta, Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti Ltda. (Coopercat), Instituto Solidaridad, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Prefeitura Municipal de Porteirinha, Prefeitura Municipal de Espinosa, Agropecuária Nova América, Multitécnica e Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt).

 

Foto 1: Primeira visita do CTA realizada em 8 de abril em Patos de Minas (MG), na Fazenda Experimental da Amipa

 

Foto 2: Segunda visita do CTA realizada em 6 de maio em Patos de Minas (MG), na Fazenda Experimental da Amipa

 

Foto 3: Terceira visita do CTA realizada em 18 de maio em Porteirinha (MG), na Fazenda Bom Sucesso

 

Foto 4: Quarta visita do CTA realizada em 18 de maio em Santo Antônio do Retiro (MG), na Fazenda Córrego Santo

 

Foto 5: Quinta visita do CTA realizada em 18 de maio em Espinosa (MG), na Fazenda Bom Sucesso

 

Foto 6: Sexta visita do CTA realizada em 4 de agosto em Brasilândia de Minas (MG), na Fazenda Gleba da Barra/Agropecuária Nova América Ltda.

 

Créditos: acervo Amipa 2021/Cheese Filmes (1, 2 e 6) e Marcplus (3, 4 e 5)

 

Silvia Alves

Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)

silviamaria1551@gmail.com

Fone: (34) 99819-9082

WhatsApp: (61) 99606-9905

 

 

Siga a Amipa:

Insta/Face: @amipa.algodaomg

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCIzT7SEpgyHeQce9PzUdHEg

www.amipa.com.br

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.