destaques/56754-
AMIPA - Destaques > AMIPA IMPLANTA MÉTODO DE CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM HORTA COMUNITÁRIA

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

19 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

30/10/2018

AMIPA IMPLANTA MÉTODO DE CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM HORTA COMUNITÁRIA

AMIPA IMPLANTA MÉTODO DE CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS EM HORTA COMUNITÁRIA

Centenas de crianças, doentes e idosos de Coromandel, município do interior mineiro, estão tendo acesso a uma alimentação mais saudável graças a uma iniciativa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e da secretaria municipal de Agricultura. A parceria consiste no cultivo sustentável da horta municipal que há cerca de um ano trocou o uso de agrotóxicos para combate a pragas pelo uso de agentes biológicos desenvolvidos e cedidos gratuitamente pela Amipa. O resultado, hoje, é uma produção de hortaliças 100% livre da aplicação de defensivos químicos.

 

A horta municipal de Coromandel produz alface, couve, repolho, cenoura, tomate, beterraba, entre outras verduras e legumes, que são destinados para auxiliar na alimentação de cerca de 1.600 pessoas entre alunos de creches e da APAE, pacientes da Santa Casa de Misericórdia e idosos da Casa de Repouso. O cultivo sustentável praticado na horta, sem agrotóxicos, é resultado de um projeto piloto desenvolvido pela Associação que visa reduzir a utilização de defensivos químicos e incentivar a aplicação de tecnologias inovadoras na produção agrícola, como o controle biológico de pragas. “Essa tecnologia fornecida pela Amipa é uma das técnicas mais fantásticas para a olericultura, porque evita o uso de agrotóxicos, gerando um grande retorno em termos de valores e de saúde”, afirma o engenheiro agrônomo responsável pela horta, Eloênio José Sebastião.

 

Os agentes biológicos fornecidos pela Amipa para a horta são o Trichogramma pretiosum e a Chrysoperla externa. O primeiro é utilizado no controle de insetos da ordem Lepidóptera, as famigeradas lagartas que atacam diversos tipos de plantações. Ao serem lançados na área de cultivo os ovos parasitados pela microvespa T. pretiosum potencializam o controle biológico natural parasitando ovos de mariposas e impedindo a eclosão de novas lagartas pragas. O segundo, a C. externa, é um inseto predador que controla além da invasão de lagartas, também pulgões, mosca branca, cochonilhas e ácaros, entre outros, presentes em culturas como hortaliças, algodão, citros, milho e soja.

 

Controle Biológico

O controle biológico é um método que consiste na utilização de inimigos naturais (predadores, parasitóides e entomopatógenos) para o controle de pragas agrícolas. Esta técnica visa a manutenção do equilíbrio do agroecossistema de modo a reduzir a densidade populacional das pragas a níveis que não prejudiquem a lavoura sob o aspecto econômico, ambiental e da saúde humana, com vistas a redução ou eliminação de agrotóxicos e a manutenção da sustentabilidade do agronegócio. “Trata-se de um método de controle natural, potencializado pelas liberações dos agentes biológicos, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população”, resume o diretor executivo da Amipa, Lício Pena de Sairre.

 

Os dois agentes biológicos cedidos pela Amipa para aplicação na horta municipal de Coromandel - o Trichogramma pretiosum e a Chrysoperla externa - são desenvolvidos na Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica), que a Associação mantém na sua unidade filial em Uberlândia (MG). “Além desses dois agentes, a nossa Biofábrica produz também, em fase de teste, o Telonomus podisi, uma espécie de vespinha parasitoide utilizada para o controle de ovos dos principais percevejos pragas da soja (percevejo-verde, percevejo-marrom e percevejo-verde-pequeno”, informa Lício. O diretor executivo acrescenta que o próximo trabalho da Biofábrica envolverá uma parceria com a Embrapa Algodão para desenvolvimento de uma metodologia para produção em larga escala de agentes biológicos para o controle da praga do bicudo-do-algodoeiro, umas das mais nocivas à cotonicultura.

 

Os associados da Amipa já têm acesso aos agentes biológicos produzidos pela Biofábrica para utilização em suas lavouras de algodão e de grãos, mas em uma versão hi-tech, ou seja, para os produtores da oleaginosa a aplicação ocorre por meio de drones, uma inovação que leva a marca da Associação. “A tecnologia é totalmente acessível e eficiente e pode até igualar o custo de uma produção que utiliza defensivos”, finaliza Lício de Sairre.

 

Projeto Coromandel

O projeto desenvolvido pela Amipa na horta municipal em Coromandel não tem nenhum custo para o município no que diz respeito ao investimento nos agentes biológicos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cotonicultura (Proalminas) e do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), e também do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

 

Imprensa Amipa

Jornalista: Evaldo Rosa Pighini

Foto: Eloênio José Sebastião

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.