destaques/55870-
AMIPA - Destaques > Amipa promove capacitação sobre qualidade de fibra

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

21 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

02/06/2021

Amipa promove capacitação sobre qualidade de fibra

Amipa promove capacitação sobre qualidade de fibra

Com o mercado do algodão cada vez mais exigente, é fundamental acompanhar não apenas o plantio e a colheita, mas também o processo de beneficiamento do algodão para garantir uma fibra de qualidade. Atenta a essa realidade do mercado, e com o beneficiamento da safra 2020/2021 iniciado em Minas Gerais, a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) realizou no dia 31 de maio a capacitação “Fatores do beneficiamento de algodão que interferem na qualidade da fibra”, voltada para as usinas de beneficiamento (algodoeiras). O evento foi realizado na algodoeira Fibra Forte, localizada na Fazenda Paraíso, município de Patos de Minas.

 

 

O coordenador corporativo da SLC Agrícola, Edmilson Souza Santos, palestrou no evento para um público de 30 pessoas entre produtores associados, gerentes, supervisores, mecânicos, operadores de máquinas, classificadores de algodão e consultores. Na ocasião, Edmilson Santos enfatizou a necessidade de as algodoeiras terem um bom planejamento no beneficiamento do algodão em caroço, tendo como critério a segregação por variedade, lavoura e tipos de contaminantes, além de controle e gestão da umidade para obtenção de lotes homogêneos, favorecendo os ganhos com ágil na comercialização do algodão em pluma. Agindo dessa forma, a usina de beneficiamento eleva sua eficiência e reduz os custos de produção, potencializando o lucro do produtor.

 

 

A seguir, o profissional falou sobre a importância de os gestores das usinas de beneficiamento ficarem atentos aos fatores que interferem na qualidade da pluma, inerentes aos processos de campo ou do próprio beneficiamento, a fim de garantir a preservação contínua da qualidade de fibra do algodão a ser entregue à indústria têxtil.

 

 

Para o palestrante, este tipo de evento é fundamental para levar conhecimento aos envolvidos na cadeia de produção do algodão, auxiliando-os a trabalhar de modo cada vez mais profissional e agregando valor à fibra. No que concorda o gerente da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton), Anicézio Resende, para quem o repasse dessas informações ajuda muito na melhoria dos processos de gestão da qualidade, como regulagens nas usinas e no acompanhamento da qualidade de fibra que chega para avaliação no laboratório. Com a qualidade das fibras mais preservada, facilita sua comercialização no mercado interno ou externo, beneficiando todos os envolvidos.

 

 

“A Minas Cotton está com a estrutura pronta e bem ajustada para receber os algodões das usinas de beneficiamento e fazer os ensaios da qualidade de fibra e ajudar nas orientações para manter e preservar essa qualidade de fibra que está chegando do campo, quando for necessário”, finaliza Resende.

 

 

Daniel Bruxel, presidente da Amipa, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância de o produtor de algodão priorizar a qualidade da pluma ofertada ao mercado. Ele também ressaltou a importância das informações trazidas pelo palestrante e da participação maciça das algodoeiras mineiras no evento.

 

 

A capacitação foi uma ação promovida pela Associação por meio do Programa Algodoeira Segura (AS) em parceria com a multinacional BASF.

 

 

Em razão da pandemia e do enquadramento do município de Patos de Minas na onda vermelha do programa Minas Consciente, o evento teve limitação de público e foram tomadas todas as medidas de prevenção e cuidado com os participantes.

 

 

Foto: Representantes de algodoeiras mineiras participam de treinamento sobre qualidade do algodão

 

Crédito: Studio Z

 

 

Siga a Amipa:

YouTube: bit.ly/2XNQpAd_CanalAmipaAlgodãoMG 

Face: amipa.algodaomg

Instagram: amipa.algodaomg

www.amipa.com.br 

 

 Silvia Alves

Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)

silviamaria1551@gmail.com

Fone: (34) 99819-9082

WhatsApp: (61) 99606-9905

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.