destaques/19567-
AMIPA - Destaques > Amipa realiza as ações do Algodoeira Segura em sete algodoeiras mineiras

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

21 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

11/02/2020

Amipa realiza as ações do Algodoeira Segura em sete algodoeiras mineiras

Amipa realiza as ações do Algodoeira Segura em sete algodoeiras mineiras

O incremento de usinas de beneficiamento decorreu do aumento  de área plantada no estado na safra 2018/19

 

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), com o apoio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura do Estado de Minas Gerais (Algominas), deve concluir as etapas de produção e instalação de materiais de sinalização de segurança em sete usinas de beneficiamento de algodão (algodoeiras) mineiras, até o final de março, no âmbito do seu programa Algodoeira Segura (AS).

 

O surgimento de novas usinas de beneficiamento acompanhou o aumento da área plantada em Minas na safra 2018/19, demandando uma ágil mobilização das etapas do AS, pela equipe da Associação, de forma a contribuir de forma eficaz com as operações das unidades recém-filiadas.

 

As atividades, iniciadas na segunda quinzena de setembro de 2019, consistiram na realização de visitas técnicas para o diagnóstico situacional nas algodoeiras, por meio de um levantamento de riscos existentes, e não sinalizados, em setores e em equipamentos.

 

Com a assistência de uma consultoria credenciada em operações de segurança do trabalho, foi desenvolvido projeto de sinalização de segurança customizado para cada um dos empreendimentos, previamente apresentados e aprovados junto aos gestores responsáveis.

 

O apoio efetivo da Amipa, em conjunto com o Proalminas e o Fundo Algominas, consistiu na contratação da consultoria, elaboração dos projetos e produção das placas e adesivos na primeira fase da ação. Na segunda, fornecerá o suporte para a instalação das placas e dos adesivos de sinalização de segurança, recomendados a partir do diagnóstico e previstos de acordo com a legislação, em especial com a Norma Regulamentadora NR-26, que trata sobre a sinalização de segurança em ambientes de trabalho com riscos existentes.

 

Para a execução dos projetos de sinalização, está prevista a produção e a instalação de 1.336 placas e de 589 adesivos de alerta e orientação aos trabalhadores, em diversas áreas das usinas.

 

As usinas de beneficiamento estaduais atendidas pelo AS no período foram: ECR Cotton (Vazante), Fava Cotton (Paracatu), Fibra Forte (Patos de Minas), Guimarães Agropecuária (Serra do Salitre), Lumen Algodoeira (Brasilândia de Minas), Razera Ubercotton (Uberaba) e Grupo SF Agro (Coromandel).

 

Inovador à sua época de lançamento pela Amipa, em 2012, o AS tem como finalidade dar apoio aos associados, proprietários de algodoeiras, em ações que promovam a melhoria contínua da segurança do trabalho no ambiente de beneficiamento do algodão, requisito fundamental que leva eficiência à cadeia produtiva estadual.

               

Para incluir o seu empreendimento nas ações do programa, o produtor associado deve providenciar a filiação da algodoeira à Amipa e assinar um termo de adesão e uma declaração de acesso à propriedade, para proceder ao diagnóstico da unidade.

 

O Algodoeira Segura, desde a época da sua criação, atende a 14 algodoeiras instaladas em todas as regiões produtoras de Minas, de forma contínua e aperfeiçoada, confirmando a sua relevância para uma sustentabilidade cada vez maior do algodão mineiro. Conheça mais sobre o Algodoeira Segura.

 

Por:       Assessoria de Imprensa | Lorene Souza (Jornalista, 17007)

                               Patos de Minas | 11/02/2020

 

Fotos: Acervo Amipa

 

Foto 1: Diagnóstico de riscos com apoio de trabalhadores do setor de prensagem do algodão

 

Foto 2: Colaboradores de diferentes áreas da algodoeira acompanham o diagnóstico técnico

 

Foto 3: Os descaroçadores de algodão pertencem a um importante setor para levantamento de riscos

 

Fonte: Amipa

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.