destaques/18427-
AMIPA - Destaques > Amipa celebra 22 anos

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

22 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

20/07/2021

Amipa celebra 22 anos

Amipa celebra 22 anos

 

No dia 20 de julho de 1999, um grupo de cotonicultores mineiros e outros representantes do setor ligados ao agro algodão reuniram-se com a missão de organizar, fortalecer e representar os interesses dos produtores e da atividade algodoeira do Estado de Minas Gerais. Assim nasceu a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) que, no decorrer dos seus 22 anos de existência, tornou-se uma entidade de referência por seus projetos e programas inovadores, abertura de novos mercados para o algodão mineiro, consolidação de parcerias importantes para alavancar a cotonicultura e o desenvolvimento econômico regional e, principalmente, o apoio aos seus associados na produção de um algodão de alta qualidade e cultivado de forma sustentável.

 

Com ações estratégicas, inovação, tecnologia de ponta e parcerias com o governo de Minas Gerais, entidades de classe e universidades, pôde viabilizar projetos necessários para o suporte técnico ao associado – ajudando a alcançar a admirável posição de maior produtor de algodão do Sudeste brasileiro e abrir novos mercados para comercialização da fibra mineira.

 

No cenário econômico, além da participação em rodadas de negociação do algodão no mercado nacional e externo, a Amipa firmou uma parceria histórica com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) ao colaborar com a criação do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). Este programa gerou um Acordo de Cooperação dos Signatários do Proalminas – inédito e pactuado entre a Associação e os sindicatos das indústrias têxteis – originando assim o Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Fundo Algominas), principal mecanismo que garante a vantajosa comercialização da commodity tanto o produtor com melhor remuneração pelo seu trabalho quanto a indústria com benefícios fiscais e desoneração tributária. Com a intermediação da Seapa, é negociada a cota de produção de algodão a ser entregue à indústria a cada safra e, aos participantes do Acordo, o Estado concede: às indústrias, isenção de 41,66% do ICMS incidente sobre os produtos industrializados; e ao produtor, a garantia de remuneração de + 7,85 % sobre o preço de mercado para sua fibra.

 

Como grande parceiro da Amipa, o Proalminas, e seu Fundo Algominas, tem papel essencial em seus resultados bem-sucedidos, ao financiar projetos e programas desenvolvidos pela Associação, como: de combate às pragas – Amipa Fitossanitário; de monitoramento da produção mineira – Amipa Georreferenciamento e Dados; social e de apoio ao pequeno produtor – Amipa Agricultura Familiar; sustentabilidade e boas práticas na produção – Amipa Socioambiental; pesquisa, desenvolvimento e biotecnologia – Amipa Fábrica de Produtos Biológicos; qualidade da pluma – Amipa Minas Cotton; pesquisa e manejos – Amipa Grupo de Estudos do Algodão Mineiro; e tantos outros.

 

Também foi por intermédio do Proalminas que em 2006 foi criada a Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton), filial tecnológica da Amipa sediada em Uberlândia. Laboratório de qualidade internacional, é responsável pela padronização e certificação de origem e qualidade do algodão produzido em Minas Gerais.

 

A segunda filial da Amipa, a Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica), foi implantada com a cooperação do Proalminas em 2014 – e posteriormente apoiada pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), outra grande parceria de sucesso da Associação. Inovação no Brasil à época da sua fundação e hoje considerada um case de sucesso, a Biofábrica produz macrorganismos (predadores e parasitoides) para o controle biológico das pragas que ameaçam as lavouras mineiras, reduzindo consideravelmente o uso de defensivos químicos.

 

Desde seus primórdios, a Amipa tem a preocupação de apoiar não apenas os grandes produtores, mas também os pequenos, igualitariamente. Assim, grandes investimentos têm sido feitos na região Norte de Minas Gerais, voltados para a agricultura familiar. Com a contratação de equipe técnica para dar assistência aos pequenos agricultores da região, apoio à criação de uma cooperativa e fornecimento de equipamentos, a Associação ajudou na retomada da produção e na fixação de inúmeras famílias no campo.

 

Neste projeto e em vários outros, perpassa a preocupação com a sustentabilidade. O uso racional da água na plantação, a adoção de macrorganismos no Manejo Integrado de Pragas (MIP) para redução do uso de defensivos, o controle biológico de pragas e a certificação do algodão com critérios rigorosos e internacionais de boas práticas socioambientais, tudo isso faz do algodão mineiro um dos mais sustentáveis do país.

 

Para Daniel Bruxel, presidente da Amipa, “o sucesso da entidade pode ser creditado aos cotonicultores mineiros, que sempre apoiaram as ações e estiveram ao seu lado em todos esses anos e fizeram com que ela se tornasse uma associação forte, de fibra. Outro fator a ser destacado é a continuidade dos trabalhos e dos projetos ao longo dos anos, desde sua fundação, não importando quem estivesse a frente da diretoria.”

 

Com tantas ações e projetos em prol da cotonicultura, parcerias firmadas e trabalho incansável, a Amipa busca cada vez mais projetar a cotonicultura dentro e fora do Brasil, consolidando sua reputação e a qualidade do algodão cultivado em Minas Gerais.

 

Infraestrutura

 

Sediada inicialmente na cidade de Unaí, desde 2002 a Amipa está localizada em unidade matriz na cidade de Patos de Minas. Com o tempo, foram criadas duas filiais em Uberlândia. A primeira é a Minas Cotton, e a segunda é a Biofábrica (citadas anteriormente), ambas com trabalho reconhecido além das fronteiras de Minas Gerais.  

 

A Associação ainda possui uma fazenda experimental localizada no distrito de Santana de Patos, também na região de Patos de Minas, destinada à instalação de áreas para testagem de novos manejos agronômicos, pesquisas, treinamentos e capacitação de profissionais integrados à cotonicultura.

 

Em 2021 a Amipa irá inaugurar o Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti, no Norte de Minas Gerais. O Centro terá 1.204 m2 de área construída, abrangendo usina beneficiadora de algodão, escritórios administrativos, salas de reunião e de treinamento, balança de pesagem, galpões para máquinas agrícolas e oficina mecânica. O objetivo é torná-lo um centro de referência em agricultura familiar do setor algodoeiro para o Brasil, África e América Latina.

 

Foto: acervo Amipa 2021/Cheese Filmes

Silvia Alves

Assessora de imprensa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa)

silviamaria1551@gmail.com

Fone: (34) 99819-9082

Whatsapp: (61) 99606-9905

 

Siga a Amipa:

Insta/Face: @amipa.algodaomg

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCIzT7SEpgyHeQce9PzUdHEg

www.amipa.com.br 

 

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.