destaques/14176-
AMIPA - Destaques > Algodão, a fibra que movimenta o Brasil e Minas Gerais

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

21 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

07/10/2020

Algodão, a fibra que movimenta o Brasil e Minas Gerais

Algodão, a fibra que movimenta o Brasil e Minas Gerais

#WorldCottonDay

#Sou de Algodão

 

Para um país que chegou a importar algodão nos anos 1990, é surpreendente acompanhar o avanço e fortalecimento do setor nas últimas décadas. Hoje o Brasil é o segundo maior exportador mundial do produto (2 milhões de toneladas – safra 2019/2020) e o quarto maior produtor (2,9 milhões de toneladas de pluma – safra 2019/2020). E sonha chegar ainda mais longe. “Temos a meta arrojada de nos tornar o maior fornecedor de algodão do mundo em 2030, deixando para trás o nosso principal concorrente hoje, os Estados Unidos. Para isso, temos que ser ousados em todos os detalhes”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio.

 

A relevância do Brasil como fornecedor de mais de dois milhões de toneladas de algodão deve-se à constante inovação, com grandes investimentos em sementes de qualidade, equipamentos modernos, práticas sustentáveis de produção, pesquisa, controle de qualidade das fibras, certificações. O resultado é um produto de qualidade reconhecida mundialmente.

 

Para promover internacionalmente o algodão brasileiro, a Abrapa e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) montaram o primeiro escritório de representação do algodão brasileiro em Singapura, na Ásia, dentro do projeto Cotton Brazil – que tem participação da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

 

A importância do algodão para a economia não se resume à exportação. Minas Gerais, como quarto polo têxtil do país, apresenta um forte potencial para o aumento da produção do algodão, envolvendo toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para o estado – mas sempre com foco na sustentabilidade, alicerçada em boas práticas sociais, ambientais e econômicas.

 

O estado destacou-se na safra 2019/2020 no cenário da produção algodoeira nacional, posicionado como o maior produtor da região Sudeste e quarto maior do país, terceiro em produtividade de algodão em caroço e quarto em produção de pluma.

 

A fibra mineira possui outro diferencial: 60% da produção tem certificação de sustentabilidade fornecida pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI) no Brasil. O algodão comercializado pelo estado no mercado interno e de exportação também possui uma certificação exclusiva, que atesta a origem e qualidade do algodão, e é emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA), tendo como referência o laudo da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – filial tecnológica da Amipa e um dos laboratórios de maior referência no mercado cotonicultor em precisão de resultados de análises e classificação da fibra do algodão.

 

Daniel Bruxel, presidente da Amipa, lembra que o algodão mineiro vem crescendo em termos de área e de produtividade, como consequência da parceria da Associação com o governo de Minas Gerais, por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). Essa parceria prevê um ágio para o algodão produzido no estado, sendo que a indústria têxtil paga a mais pelo produto em troca da desoneração nos tributos. Este recurso retorna para o produtor mineiro em forma de projetos e ações exclusivas, conduzidas pela Amipa, em prol do desenvolvimento da cotonicultura regional por meio de assistência técnica, pesquisa, sustentabilidade, controle de pragas e doenças, treinamento e capacitação, biotecnologia e controle de qualidade.

 

World Cotton Day

 

Comemorado no dia 7 de outubro, o Dia Mundial do Algodão (#WorldCottonDay) será amplamente divulgado no Brasil. A Abrapa lançou a campanha “Algodão, a fibra que movimenta do Brasil” com a participação de suas afiliadas, entre elas a Amipa. A iniciativa também conta com o engajamento do Sou de Algodão, um movimento nascido dentro da Abrapa e lançado em 2016 durante o evento “São Paulo Fashion Week”, e que tem o engajamento não apenas das entidades representativas dos cotonicultores, mas também de 330 marcas nacionais preocupadas em minimizar os impactos ambientais, econômicos e sociais gerados no desenvolvimento dos produtos derivados do algodão.

 

A campanha tem como objetivo marcar o posicionamento do país na cotonicultura mundial, que vem avançando e se fortalecendo nas últimas décadas.

 

O Dia Mundial do Algodão é uma iniciativa do International Cotton Advisory Committee (ICAC), com outras entidades internacionais como FAO, Organização Mundial do Comércio (OMC), United Nations Conference of Trade and Development (UNCTAD) e o International Trade Center (ITC). Em 2020, mais de 50 países, dentre os quais o Brasil, estão empenhados em mostrar para os mais diversos públicos, que a pluma natural, biodegradável e sustentável é sempre uma boa escolha.

 

Imprensa Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa)

Silvia Alves – Assessora de Imprensa

(34) 99819-9092

Whatsapp (61) 99606-9905

www.amipa.com.br

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.