Destaques
07/10/2020
Algodão, a fibra que movimenta o Brasil e Minas Gerais

#WorldCottonDay
#Sou de Algodão
Para um país que chegou a importar algodão nos anos 1990, é surpreendente acompanhar o avanço e fortalecimento do setor nas últimas décadas. Hoje o Brasil é o segundo maior exportador mundial do produto (2 milhões de toneladas – safra 2019/2020) e o quarto maior produtor (2,9 milhões de toneladas de pluma – safra 2019/2020). E sonha chegar ainda mais longe. “Temos a meta arrojada de nos tornar o maior fornecedor de algodão do mundo em 2030, deixando para trás o nosso principal concorrente hoje, os Estados Unidos. Para isso, temos que ser ousados em todos os detalhes”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio.
A relevância do Brasil como fornecedor de mais de dois milhões de toneladas de algodão deve-se à constante inovação, com grandes investimentos em sementes de qualidade, equipamentos modernos, práticas sustentáveis de produção, pesquisa, controle de qualidade das fibras, certificações. O resultado é um produto de qualidade reconhecida mundialmente.
Para promover internacionalmente o algodão brasileiro, a Abrapa e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) montaram o primeiro escritório de representação do algodão brasileiro em Singapura, na Ásia, dentro do projeto Cotton Brazil – que tem participação da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
A importância do algodão para a economia não se resume à exportação. Minas Gerais, como quarto polo têxtil do país, apresenta um forte potencial para o aumento da produção do algodão, envolvendo toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para o estado – mas sempre com foco na sustentabilidade, alicerçada em boas práticas sociais, ambientais e econômicas.
O estado destacou-se na safra 2019/2020 no cenário da produção algodoeira nacional, posicionado como o maior produtor da região Sudeste e quarto maior do país, terceiro em produtividade de algodão em caroço e quarto em produção de pluma.
A fibra mineira possui outro diferencial: 60% da produção tem certificação de sustentabilidade fornecida pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI) no Brasil. O algodão comercializado pelo estado no mercado interno e de exportação também possui uma certificação exclusiva, que atesta a origem e qualidade do algodão, e é emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA), tendo como referência o laudo da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) – filial tecnológica da Amipa e um dos laboratórios de maior referência no mercado cotonicultor em precisão de resultados de análises e classificação da fibra do algodão.
Daniel Bruxel, presidente da Amipa, lembra que o algodão mineiro vem crescendo em termos de área e de produtividade, como consequência da parceria da Associação com o governo de Minas Gerais, por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). Essa parceria prevê um ágio para o algodão produzido no estado, sendo que a indústria têxtil paga a mais pelo produto em troca da desoneração nos tributos. Este recurso retorna para o produtor mineiro em forma de projetos e ações exclusivas, conduzidas pela Amipa, em prol do desenvolvimento da cotonicultura regional por meio de assistência técnica, pesquisa, sustentabilidade, controle de pragas e doenças, treinamento e capacitação, biotecnologia e controle de qualidade.
World Cotton Day
Comemorado no dia 7 de outubro, o Dia Mundial do Algodão (#WorldCottonDay) será amplamente divulgado no Brasil. A Abrapa lançou a campanha “Algodão, a fibra que movimenta do Brasil” com a participação de suas afiliadas, entre elas a Amipa. A iniciativa também conta com o engajamento do Sou de Algodão, um movimento nascido dentro da Abrapa e lançado em 2016 durante o evento “São Paulo Fashion Week”, e que tem o engajamento não apenas das entidades representativas dos cotonicultores, mas também de 330 marcas nacionais preocupadas em minimizar os impactos ambientais, econômicos e sociais gerados no desenvolvimento dos produtos derivados do algodão.
A campanha tem como objetivo marcar o posicionamento do país na cotonicultura mundial, que vem avançando e se fortalecendo nas últimas décadas.
O Dia Mundial do Algodão é uma iniciativa do International Cotton Advisory Committee (ICAC), com outras entidades internacionais como FAO, Organização Mundial do Comércio (OMC), United Nations Conference of Trade and Development (UNCTAD) e o International Trade Center (ITC). Em 2020, mais de 50 países, dentre os quais o Brasil, estão empenhados em mostrar para os mais diversos públicos, que a pluma natural, biodegradável e sustentável é sempre uma boa escolha.
Imprensa Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa)
Silvia Alves – Assessora de Imprensa
(34) 99819-9092
Whatsapp (61) 99606-9905
www.amipa.com.br