destaques/12975-
AMIPA - Destaques > AMIPA CUMPRE MAIS UM CICLO DE TREINAMENTOS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

19 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

26/11/2018

AMIPA CUMPRE MAIS UM CICLO DE TREINAMENTOS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

AMIPA CUMPRE MAIS UM CICLO DE TREINAMENTOS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) vem cumprindo bem a sua missão de fomentar boas práticas sociais com enfoque na segurança e na saúde dos trabalhadores rurais que atuam dentro das unidades produtivas dos seus associados, especificadamente nos setores operacionais. Para esse fim, desenvolve anualmente, desde 2012, em parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Projeto Sustentabilidade para a Cotonicultura Mineira, por meio do qual são realizados treinamentos in loco que têm como foco a orientação especializada e a sensibilização dos trabalhadores.  Neste ano, de setembro a outubro, foram atendidas seis unidades produtivas beneficiando diretamente 834 pessoas. Esses números devem aumentar tendo em vista o período reservado aos treinamentos encerrar no fim de dezembro.

 

Segundo a gerente administrativa da Amipa, Lucélia Borges, “a execução de treinamentos específicos para o setor rural ainda enfrenta dificuldades na região mineira e, para parceirizar com os produtores associados, a entidade empenha esforços todo o ano para buscar no mercado profissionais com expertise em áreas de conhecimentos estratégicos e com maior demanda por parte das coordenadorias de recursos humanos das unidades produtivas”.

 

A grade temática dos treinamentos é planejada pela entidade de forma individualizada e orientada sob temas específicos às necessidades das unidades produtivas. “Cada fazenda recebe uma relação de 13 temas que serão trabalhados pela Associação durante o ano, temas esses previamente levantados junto às propriedades. Cada empresa fica com a livre escolha para selecionar aqueles temas de maior relevância para seu negócio. Além disso, colocamos o treinamento dentro da fazenda do associado, eliminando o problema de logística e otimizando meios para a maior participação de trabalhadores que atuam no ambiente rural”, afirma Lucélia. Para desenvolver esse trabalho diretamente no campo, a Amipa conta com equipe exclusiva para suporte às unidades produtivas, a qual integra o consultor e técnico em segurança no trabalho, Luis André de Queiroz.

 

“Os treinamentos oferecidos têm cunho orientativo para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades com mais segurança e melhores condições de saúde nos seus ambientes de trabalho. O aprendizado serve também para que eles, mesmo fora do trabalho, no dia-a-dia, possam praticar e multiplicar os conhecimentos ensinados”, frisa Luis André, acrescentando que o projeto da Amipa, conforme sua concepção, contribui também para melhorar o desempenho profissional e promover a saúde em cada um dos trabalhadores treinados.

 

Para 2018, foi determinado o prazo de quatro meses para realização dos treinamentos, entre setembro e dezembro. Foram contemplados 13 temas que, juntos, totalizam 40 horas de teoria e prática. São eles: Uso, Conservação e Higienização de EPIs (4h), Noções sobre Prevenção e Combate a Incêndios (5h), Higienização de Vestimentas Utilizadas na Manipulação e Aplicação de Agroquímicos (2h30), Segurança no Manuseio de Ferramentas Manuais (2h), Segurança na Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas (4h), Segurança na Manipulação de Agroquímicos (4h), Proteção Respiratória (2h30), Conservação Auditiva (2h30), Noções Básicas de Ergonomia e Prevenção de Lombalgia (2h), Segurança no Armazenamento e no Transporte de Agroquímicos (2h30), Proteção das Mãos (2h), Educação Ambiental (2h) e Primeiros Socorros para Leigos (5h). Neste ano os treinamentos são ministrados pelo técnico de segurança do trabalho e instrutor credenciado pelo SENAR/MG, Odair Sanches, acompanhado por equipe de apoio.

 

Até o momento seis fazendas e 834 trabalhadores foram atendidos pelo trabalho da Amipa. Ainda está em programação o atendimento a mais seis propriedades rurais e assim, segundo a previsão de Luis André, a temporada 2018 deverá bater a meta prevista de treinar aproximadamente mil trabalhadores rurais.

 

 

 

Fotos – Crédito: Victor Fauzino

 

 

Foto 1 – Fazenda Barro Branco

Legenda: Grupo de trabalhadores rurais de uma das fazendas atendidas.

 

Foto 2 - Fazenda Barro Branco

Legenda: Treinamento Noções sobre Prevenção e Combate a Incêndios.

 Ministração prática de combate a incêndios

 

Foto 3 - Fazenda Renascença

Legenda: Treinamento Primeiros Socorros para Leigos.

Prática de imobilização de vítima de acidente de trabalho

 

 

 

 

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.