destaques/11572-
AMIPA - Destaques > Sinalização de segurança em algodoeiras associadas é iniciada pela Amipa

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

20 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

09/06/2020

Sinalização de segurança em algodoeiras associadas é iniciada pela Amipa

Instalação de placas e adesivos foi concluída em quatro das sete unidades mineiras de beneficiamento de produtores associados
Sinalização de segurança em algodoeiras associadas é iniciada pela Amipa

O programa Algodoeira Segura (AS), da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), iniciou em março a sua segunda e última etapa do planejamento de ações relacionadas à implementação de sinalização de segurança das usinas mineiras de produtores associados que aderiram ao programa em 2019. A execução dos projetos de sinalização foi concluída em quatro das sete unidades, antes da declaração de pandemia da Covid-19. Foi instalada parte do total produzido de 1.336 placas e 589 adesivos. Os materiais foram confeccionados com informações e recomendações sobre segurança no trabalho e visam atualizar conhecimentos dos trabalhadores e sensibilizá-los sobre os cuidados a serem tomados na execução de suas atividades.

 

Todos os projetos concluídos foram elaborados a partir de diagnóstico técnico, elaborado por consultoria em segurança do trabalho contratada pela Associação, e realizado em cada uma das usinas, em outubro e novembro de 2019. A etapa atual, de confecção e instalação dos materiais, foi planejada e executada de acordo com a legislação, em especial com a Norma Regulamentadora NR-26, que trata sobre a sinalização de segurança em ambientes de trabalho com riscos existentes.

 

Usinas atendidas

 

Fava Cotton (Paracatu/MG), a Lumen Algodoeira (Brasilândia de Minas/MG), o Grupo SF Agro (Coromandel/MG) e a Razera Ubercotton (Uberaba/MG) foram as usinas de beneficiamento participantes desta ação do AS com a sinalização de segurança finalizada em março.

 

O profissionalismo da empresa de consultoria contratada pela Amipa e o relatório personalizado e bem confeccionado, intitulado “Projeto de Sinalização de Segurança para Usinas de Beneficiamento de Algodão do Estado de Minas Gerais”, foram elogiados pelo gerente administrativo da Fava Cotton, Valdir Morais. “Trabalho de excelente de qualidade, com placas de ótima qualidade e bem explicativas, deixando com certeza a nossa unidade mais segura”, afirma Morais.

 

A engenheira agrônoma e gerente da Lumen Algodoeira, Marianna Ferreira, cita a satisfação da empresa com as melhorias oferecidas pelo programa e com o nível de responsabilidade e organização da consultoria. “Para nós, foi muito bem-vindo e necessário. Acreditamos que esse seja mais um passo de muitos outros que estão por vir neste sentido. Agradecemos a Amipa, de modo geral, que nos dá todo o suporte e a atenção necessária em tempo hábil”, ressalta.

 

Para a técnica de Segurança do Trabalho do Grupo SF Agro, Polliana Dias, o processo de participação do programa representou um grande aprendizado, com valiosas orientações fornecidas pela consultoria contratada pela Amipa.

 

A implementação dos projetos de sinalização de segurança das demais usinas - ECR Cotton (Vazante/MG), Fibra Forte (Patos de Minas/MG) e Guimarães Agropecuária (Serra do Salitre/MG) – será realizada após a conclusão de reformas prediais nas áreas de beneficiamento e a depender das condições legais e sanitárias definidas pelo estado e municípios no combate à pandemia da Covid-19.

A ação de diagnóstico e elaboração dos projetos de sinalização do Algodoeira Segura foi implementada pela Associação com total apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas) e do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas).

 

Conheça a primeira etapa desta ação recente do AS neste link.

           

Sobre o programa AS

 

Inovador à sua época de lançamento pela Amipa, em 2012, o Algodoeira Segura tem como finalidade dar apoio aos associados, proprietários de algodoeiras, em ações que promovam a melhoria contínua da segurança do trabalho no ambiente de beneficiamento do algodão, requisito fundamental que leva eficiência à cadeia produtiva estadual.

Para incluir o seu empreendimento nas ações do programa, o produtor associado deve providenciar a filiação da algodoeira junto à Associação, assinando um termo de adesão e um termo de responsabilidade e autorização para se proceder ao diagnóstico da unidade.

Desde a sua criação, o AS contabiliza o atendimento, a 14 algodoeiras instaladas nas regiões produtoras do estado, confirmando a relevância das suas ações para uma sustentabilidade cada vez maior do algodão mineiro.

Amipa

 

Com duas décadas completas voltadas ao fomento e desenvolvimento sustentável da cotonicultura mineira, a Amipa possui sede administrativa na cidade de Patos de Minas (MG).

 

Responde pela gestão da Central de Classificação de Fibra de Algodão - Minas Cotton, laboratório de referência no Brasil e no mundo em análises de fibra de algodão, e pela Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica), projeto inovador que utiliza a biotecnologia no controle de pragas e doenças do algodão em Minas Gerais, lançado em 2014.

 

Outras informações sobre a Associação e projetos voltados aos produtores estaduais associados podem ser obtidas no site amipa.com.br.

 

 

Fotos: acervo Amipa

(1) Projeto de sinalização do AS é entregue pelo consultor técnico ABR/BCI da Amipa, Luis André Carvalho (à direita) à equipe do Grupo SF Agro (Coromandel/MG): Élcio Castro, Keila Ferreira e Polliana Dias

(2) Sinalização Algodoeira Fava Cotton de Paracatu-MG

(3) Sinalização Lumen Algodoeira de Brasilândia de Minas-MG

(4) Sinalização Algodoeira Razera UberCotton de Uberaba

 

 

Patos de Minas, 09.06.2020

Lorene Souza (17007)

Assessora de Imprensa

(34) 99200-3220

(31) 92002-6276

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.